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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent110p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleOs estudantes universitarios e a Aids : o que aponta a produção nacional de 1980 a 2003pt_BR
dc.contributor.authorNardi, Maristelapt_BR
dc.contributor.advisorMercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectAIDS (Doença)pt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherlanguageAIDS (Disease)en
dc.subject.otherlanguageUniversity studentsen
dc.subject.otherlanguageHigher educationen
dc.description.abstractResumo: Este estudo de natureza bibliográfica propôs investigar a produção nacional cujo conteúdo contemplava simultaneamente a aids e o estudante universitário. Teve como objetivo identificar e analisar: a) características gerais da produção: distribuição temporal por formato de divulgação, origem geográfica e natureza das instituições às quais se vinculavam os autores; b) características dos estudantes envolvidos nos estudos: sexo, idade, curso realizado e categoria administrativa das IES às quais se vinculavam; c) características do conteúdo da produção: natureza das experiências de formação universitária e das mudanças do estudante frente à aids; d) relação entre as experiências de formação e as mudanças do estudante. O levantamento referente ao período de 1980 a 2003 permitiu identificar 61 estudos entre artigos de periódicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e livros. Os resultados apontaram que, com relação às características gerais da produção, os artigos se destacaram quantitativamente sobre os demais suportes de informação; a segunda metade do período analisado respondeu pelo maior número de trabalhos; a região Sudeste concentrou mais da metade desta produção e os autores mostraram-se principalmente vinculados a instituições com objetivos de ensino. No que se refere às características dos estudantes, ambos os sexos foram tratados com freqüência equivalente; a faixa etária do estudante tradicional foi a predominantemente focalizada; cursos relacionados à saúde foram os mais privilegiados, assim como os estudantes de IES públicas. Quanto às características do conteúdo da produção, as experiências de formação identificadas nos estudos abrangeram a própria escolaridade, programas de intervenção, disciplinas e palestras, enquanto que as mudanças do estudante envolveram conhecimentos, representações e atitudes e comportamentos. Na relação entre as experiências de formação e as mudanças do estudante, a escolaridade universitária, como experiência mais focalizada nos estudos, não se mostrou suficiente na garantia dos comportamentos esperados. Os resultados obtidos, somados à expansão do ensino superior no país, sugerem a necessidade e a urgência de se tratar o estudante como um grupo não homogêneo. A presente investigação justificou-se na concepção de que a universidade é dotada de grande responsabilidade social, devendo cumprir um papel que não se limite à formação profissional, mas se estenda a uma formação integral do estudantept
dc.description.abstractAbstract: This study of a bibliographic nature had as its purpose to investigate the Brazilian researches whose content contemplated simultaneously the AIOS and the university student. It had like objective to identify and analyze: a) the researches general characteristics analysis: the temporal distribution by publication format, the geographical source and the institutions nature of the associated authors; b) characteristics of the students involved in the studies: gender, age, graduation course and the higher education institutions administrative category with whom they were associated; c) characteristics of the researches content: the nature of university formation skills and of the students' changes facing the AIOS; d) the relationship between the formation skills and the students' changes. The survey of the researches relating to the period of 1980 to 2003 allowed to identify 61 studies among periodic articles, Master's dissertations, Ooctoral thesis and books. The results showed that, regarding to the researches general characteristics, the articles were quantitative distinguished over the other information sources; the second half of the period analyzed was responsible for the greatest number of works; the Southeast region concentrated more than a half of these researches and the authors were. mainly associated with the institutions with education objectives. In reference to the students' characteristics, both mal e and female were considered with equivalent frequency; the traditional student age group was predominantly focused; courses related to the health area were the most privileged, as well as, students of public higher education institutions. In respect to the characteristics of the researches content, the formation skills identified in the studies included schooling itself, intervention programs, disciplines and lectures, while the students' changes involved knowledge, representations and attitudes and behavíors. In the relation between the formation skíllsand the students' changes, the university schooling, as the most focused formatíon skíll in the studies, did not reveal itself enough in the guarantee of the expected behaviors. The obtained results, added to the expansion of the higher education in Brazil, suggest the need and the urgency to treat the student as an inhomogeneous group. This research justified itself in the conception that the university possesses great social responsibility and must fulfill a role that is not limíted to the professional formation, but that allows an integral student formationen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationNARDI, Maristela. Os estudantes universitarios e a Aids: o que aponta a produção nacional de 1980 a 2003. 2005. 110p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253117>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino, Avaliação e Formação de Professorespt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBagnato, Maria Helena Salgadopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBatista, Sylvia Helena Souza da Silvapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePolydoro, Soely Aparecida Jorgept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCamargo, Ana Maria Faccioli dept_BR
dc.date.defense2005-02-28T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T19:57:11Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T19:57:11Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T19:57:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nardi_Maristela_M.pdf: 544291 bytes, checksum: 4b854dac9d7a421e2b252968551f6e63 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253117-
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