Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253113
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP
Author: Coelho, Marciele Nazaré
Advisor: Gusmão, Neusa Maria Mendes de, 1948-
Abstract: Resumo: O presente trabalho é resultado da pesquisa acerca da inserção de crianças negras brasileiras e angolanas no espaço escolar, de modo específico, nas quatro primeiras séries do ensino fundamental de uma escola pública do município de Hortolândia, interior de São Paulo. A pesquisa teve por objetivo compreender e interpretar o modo como tais crianças se percebem e são percebidas pelas demais crianças; o modo como vivenciam na prática escolar as possíveis situações de preconceitos e estereótipos; o modo como estabelecem laços de amizades e como se relacionam com os colegas. Busca ainda compreender o modo como os professores das salas de aulas pesquisadas lidam com a diversidade sociocultural ali presente e como se expressam os preconceitos e discriminações relativas à origem, raça e cor, que envolvem a criança negra angolana ou não. Tais fatos são analisados a partir de atividades do livro didático, das discussões decorrentes deste e de um projeto específico desenvolvido extra-classe. O presente trabalho aborda ainda a história do negro brasileiro e a realidade de imigração angolana no município de Hortolândia como contextos fundamentais na compreensão do universo aqui considerado e sua problemática no campo da educação escolar

Abstract: This paper is the result of a research about the insertion of black Brazilian and Angolan children in school environment, more specifically in the four first years of grade school in a public institution in Hortolândia, São Paulo. The objective of this research are the understanding and interpretation of the way these children see themselves and are seen by the other children; the possible prejudices they could suffer in school practices, as well as the stereotypes eventually built; the way they make friends with other children and interact with classmates; and finally, the way the teachers deal with the socio-cultural differences present in their classroom as well as with the prejudice and discrimination in relation to origin, race and skin color regarding black children, Angolan or not. These facts have been observed during activities involving textbooks, discussions regarding these and a specific extra-class project. The present paper has also considered the history of Brazilian black people and the reality ofthe Angolan immigration in the city of Hortolândia as fundamental contexts in the understanding of this environment and the reflexes in school education
Subject: Diversidade cultural
Identidade
Inserção
Angola - Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: COELHO, Marciele Nazaré. Educação e diversidade etnico-cultural: a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP. 2005. 185f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253113>. Acesso em: 5 ago. 2018.
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Coelho_MarcieleNazare_M.pdf11.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.