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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador : Luiz Carlos Freitaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent[189]f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleExplorando a pratica da avaliação em uma 5. serie do 1. graupt_BR
dc.contributor.authorSobierajski, Maria Stelapt_BR
dc.contributor.advisorFreitas, Luiz Carlos de, 1947-pt_BR
dc.contributor.advisorFreitas, Luiz Carlospt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada em uma 5º série do 1º grau da escola pública. O objetivo foi descrever o processo da avaliação da aprendizagem no interior da sala de aula e analisá-Io. Para tanto. estivemos durante um ano letivo na sala de aula. observando diariamente a prática avaliativa dos professores. Além das observações fizemos entrevistas com professores, alunos e com a direQão da escola. Compreendemos a avaliação como uma das categorias do processo ensino-aprendizagem e a analisamos, no bojo da prática pedagógica dos professores, a partir da metodologia adotada e dos objetivos de cada professor. Interpretamos a prática avaliativa através de um enfoque sociológico, conforme Ludke(1987) e Broadfoot(1979) nos mostram em seus trabalhos. Tais autoras explicitam relações entre a avaliação e a sociedade, e mostram que o processo de avaliação é permeado pelos valores que aquela sociedade impõe e adota. Para alcançarmos nosso objetivo, respondemos a três questões. A primeira: "como a avaliação acontece no fluxo do desenvolvimento da atividade educacional, proposto pelos professores em sala de aula?; a segunda questão: "que relações mantém a avaliação que ocorre na sala de aula com a instituição como um todo?"; e a última questão: "como os professores e alunos entendem a avaliaçao e que lugar ocupam nesse processo?". A avaliaçao, nessa escola, cumpria uma funçao seletiva e modeladora de comportamentos. Fica evidente que o processo avaliativo é um poderoso instrumento de controle de "qualidade" em qualquer instituição capitalista, influenciado pela "expectativa subjetiva" e pela "imagem" que o professor tem de seus alunospt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1992pt_BR
dc.identifier.citationSOBIERAJSKI, Maria Stela. Explorando a pratica da avaliação em uma 5. serie do 1. grau. 1992. [189]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253111>. Acesso em: 15 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineAdministração e Supervisão Educacionalpt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.date.available2018-07-16T00:22:18Z-
dc.date.accessioned2018-07-16T00:22:18Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-16T00:22:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sobierajski_MariaStela_M.pdf: 8272644 bytes, checksum: 577cea31b7b531ab01f11f0be3e827da (MD5) Previous issue date: 1992en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253111-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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