Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253086
Type: TESE
Title: O ensino de quimica para formar o cidadão : principais caracteristicas e condições para a sua implantação na escola secundaria brasileira
Author: Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Advisor: Schnetzler, Roseli Pacheco, 1946-
Abstract: Resumo: O objetivo central deste trabalho é caracterizar o ensino de química para formar o cidadão e estabelecer as condições necessárias para a sua implantação na escola secundária brasileira, através da análise de proposições de educadores químicos brasileiros e da revisão de literatura sobre o ensino de CTS, Ciência, Tecnologia e Sociedade. A investigação das proposições dos educadores químicos brasileiros foi desenvolvida a partir de entrevistas semi-estruturadas, de aplicação de questionários e da análise de conteúdo de seus significados. A revisão de literatura foi feita através da consulta direta a oito periódicos internacionais. O ensino em questão foi caracterizado pela contextualização social do seu objetivo de desenvolvimento de atitudes próprias do cidadão, como a capacidade de tomada de decisão. Como principais condições para a sua implantação foram estabelecidas a necessidade da elaboração de materiais de ensino e da preparação de professores. Nas considerações finais, delineam-se os princípios gerais do citado ensino; discute-se a pertinência de adaptações de projetos estrangeiros de CTS para o contexto nacional; compara-se aquele . ensino com as propostas socializantes dos pedagogos brasileiros; e demonstra-se ser o mesmo um novo paradigma educacional em construção
Subject: Quimica - Ensino secundário
Ensino secundario - Brasil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1992
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Santos_WildsonLuizPereirados_M.pdf10.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.