Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253080
Type: TESE
Title: A trama ideologica do curriculo : a visão do professor de matematica
Author: Mignoni, Edneia Poli
Advisor: D'Ambrosio, Ubiratan, 1932-
Abstract: Resumo: O professor revela uma concepção de educação, de sociedade e de mundo ao fazer a escolha dos conteúdos de matemática, a maneira como o faz e trabalha em sala de aula, mas também uma decisão política que implica numa escolha ideológica. São construções ideológicas não apenas o conteúdo de matemática, mas também o modo pelo qual o currículo é organizado e trabalhado em sala de aula. Neste estudo, o grupo pesquisado é constituído por dezessete professoras de 19 a 49 série do 1Q grau, que trabalham em escolas municipais ou estaduais de Londrina, PR. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas nas quais buscou se desvelar as dinâmicas internas da sala de aula através da fala das professoras num estudo de caráter qualitativo. O objetivo desta pesquisa é abrir uma frente de análise para os professores a partir das concepções que algumas professoras têm sobre matemática e o ensino, bem como a ideologia subjacente ao currículo e às práticas pedagógicas. Pretende-se com este trabalho contribuir para a emancipação do fazer pedagógico dos professores na busca de mudanças qualitativas para a educação, entendendo-a num caráter permanente e que não acontece somente na escola

Abstract: When the teacher chooses the content of Mathematics and afterwards works it in classroom he reveals his conception of Education, of society and of the world. This also reveals a political decision that implies in an ideological choice. The content of Mathematics as well as the way the curriculum is organized and worked in classroom are ideological constructions. In this study, the group with who the research was carried out is formed by 17 first grade teachers of state and/or municipal schools in Londrina, PR. AlI of them are woman and teach for 1st to 4th series. The interviews were half structured through which the researcher tried to find out the dynamic of the classes. The study has a qualitative character. The objective of this research is to open a wide range of possibilities of analysis having as a starting point the conceptions that some teachers have of Mathematics and of Teaching, as well as the underlying ideology of the curriculum and pedagogical practices. It is the authors intention to contribute for the evolution of the teacher¿s work in searching for qualitative changes considering Education as a permanent process that occurs not only in school
Subject: Currículos - Avaliação
Professores de matemática
Matemática - Ensino de primeiro grau - Currículos
Ideologia e educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mignoni_EdneiaPoli_M.pdf11.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.