Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253060
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito
Author: Oliveira, Ivone Martins de
Advisor: Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como preocupação central o estudo dos processos envolvidos na elaboração da identidade do aluno. Questionando-se a respeito da forma como esta elaboração tem sido abordada por teorias que trabalham com a noção de autoconceito, busca no referencial teórico e metodológico da Perspectiva Sócio-Histórica em Psicologia um caminho para proceder a esta investigação. Ao basear-se em tais princípios teóricos e metodológicos. Coloca em destaque o processo social e histórico de elaboração da identidade. Mediada/constituída pelo outro, mediada/constituída pela palavra. Detendo-se particularmente no modo como o aluno se vê e se avalia. Este estudo focaliza as enunciações de crianças com traços físicos de negritude - e discriminadas por outras crianças e as Enunciações dos colegas dirigidas a estas crianças em situações de interação na sala de aula. No jogo do entrecruzamento entre as diversas falas destacadas na sala e outras falas que dizem sobre o"negro"/"preto" e sobre a"auto desvalorização" da "pessoa" , encontram-se elementos para tecer o fio dos sentidos que atravessam as enunciações de algumas destas crianças com traços físicos de negritude, ao falarem sobre si mesmas. bem como para a explicitação de aspectos sociais e históricos envolvidos na elaboração da identidade do aluno
Subject: Identidade (Psicologia)
Interação social
Psicologia educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1993
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliveira_IvoneMartinsde_M.pdf7.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.