Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253038
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Infancia e poder : a conformação da pedagogia moderna
Author: Narodowski, Mariano
Advisor: Goergen, Pedro L., 1944-
Abstract: Resumo: A pedagogia é o objeto desta investigação. Trata-se de historiar seu desenvolvimento enquanto disciplina moderna com o objetivo de encontrar os principais dispositivos que a constituem como discurso. A análise está centrada em algumas das obras mais significativas da pedagogia ocidental, desde o século XVII até o século xx.Em primeiro lugar analisa-se a constituição do corpo infantil como condição de existência da pedagogia e ao mesmo tempo delimita-se aquelas caracteristicas infantis que ao longo destes quatro séculos foram delineadas pelo discurso pedagógico. Em segundo lugar se observa o devir histórico dos elementos constitutivos da escolarização moderna do ponto de vista do processo normalizador operado pela pedagogia. A tendência à generalização da educação escolar, a instalação de dispositivos de aliança entre a instituição escolar e a instituiçãO familiar, a disputa entre instrução simultânea e instrução monitorial e a construção de utopias são alguns dos elementos observados. Em terceiro lugar, são considerados a constituição da pedagogia como objeto epistemológico e as perspectivas atuais (modernas) de sua situação
Subject: Educação - História
Educação - Filosofia
Educação de crianças
Crianças - Idade escolar
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1993
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Narodowski_Mariano_D.pdf11.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.