Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253027
Type: TESE
Title: Leitor e escritor ou observador distanciado
Author: Servidone, Mabel
Advisor: Moises, Sarita Maria Affonso
Abstract: Resumo: Este trabalho procura analisar o processo de produção de língua na escola. Primeiramente, reflete sobre sua transformação diante da racionalização do processo escolar, onde, em um esforço de individualização do sujeito, se produz o falante-aprendiz. Quando se procede à exteriorização dela em relação ao falante a língua se identifica erroneamente com a atividade escolar. Discute, ainda, a função do escritor e da escrita na sociedade. Posteriormente, apresenta uma outra concepção de língua dentro de uma visão sócio-interacionista, quando esta é assumida como um trabalho humano, e, portanto, histórico e, também, como essa concepção se efetivou no trabalho de uma primeira série. Conclui mostrando a importância do princípio da heterogeneidade como condição necessária para a formação de leitores e escritores diferenciados na sociedade
Subject: Escrita
Escritores
Línguas
Linguagem e educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1993
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Servidone_Mabel_M.pdf6.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.