Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253023
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador : Lucila Schwantes Aroucapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent159f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleEducação de adultospt_BR
dc.contributor.authorBlack, Emiliapt_BR
dc.contributor.advisorArouca, Lucila Schwantes, 1932-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Desenvolvemos, neste estudo, uma retrospeção histórica da alfabetização e educação de adultos no Brasil e na América Latina abrangendo as últimas décadas, com o propósito de demonstrar o desenvolvimento do fato educativo no caso do ensino adulto, através das diferentes influências filosóficas e ideológicas com vistas num programa educacional que abrangesse toda a sociedade, dentro do espírito de compreensão, em favor do interesse comum a todos - a educação do homem que não sabe ler - em favor de uma sociedade mais justa e mais humana. Analisamos, além de algumas experiências em programas de ed_ cação de adultos, as diferentes influências de pessoas e entidades, evidenciando objetivos, métodos, técnicas e materiais didáticos, destacando os pontos convergentes para um posicionamento em prol de um programa no qual o sujeito da educação deve ser o educando adulto, respeitando a sua personalidade, sua experiência vivida, opções e condições de participação na sociedade em constante desenvolvimento tecno16gico e cientifico. Partindo do conceito atual de educação, propusemos algumas diretrizes de um programa educacional fundamentadas no educando adulto e na comunidade onde o mesmo está inserido, em função dos quais foram sugeridos os métodos, técnicas, conteúdos e administração educacional, no sentido de "o quê" e "como fazer". Concluímos, ressaltando a urgência da tomada do problema do analfabetismo e reeducação de adultos, de modo sistematizado e concomitante com o aumento da rede escolar para crianças e jovens, num aproveitamento das experiências válidas do passado e num esforço na pesquisa e desenvolvimento constante da ação educativa, para a integração do educando adulto na sociedade modernapt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1990pt_BR
dc.identifier.citationBLACK, Emilia. Educação de adultos. 1990. 159f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253023>. Acesso em: 13 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineAdministração Educacionalpt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1990-03-15T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-13T22:33:56Z-
dc.date.accessioned2018-07-13T22:33:56Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-13T22:33:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Black_Emilia_M.pdf: 11275845 bytes, checksum: 2f0a87fa703cde8dcc0473f1280234b0 (MD5) Previous issue date: 1990en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253023-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Black_Emilia_M.pdf11.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.