Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253007
Type: TESE
Title: Educação e fronteira com o Paraguai na historiografia matogrossense (1870-1950)
Title Alternative: Education and border with Paraguay in the matogrossense historian
Author: Centeno, Carla Villamaina
Advisor: Lombardi, José Claudinei, 1953-
Abstract: Resumo: O presente estudo tem como objeto as abordagens realizadas pela produção historiográfica mato-grossense sobre a fronteira com o Paraguai, e as formas de educação aí desenvolvidas, no período referente ao final do século XIX e na primeira metade do século XX. O objetivo geral é analisar as interpretações das primeiras obras produzidas pela historiografia regional sobre a fronteira e a educação. Compõem-se de duas partes. A primeira, intitulada Fronteira com o Paraguai e educação nos memorialistas mato-grossenses, descreve um conjunto de cinco memorialistas e suas abordagens. A segunda, denominada Fronteira com o Paraguai e Educação na produção historiográfica mato-grossense analisa um conjunto de quatro historiadores. Todos os autores foram analisados separadamente e destacadas as respectivas singularidades. A teoria que norteia a análise é a ciência da história, tal como concebeu Marx. Além das obras analisadas foram consultadas obras da historiografia, documentos oficiais e obras clássicas
Subject: Educação - História
Educação - Mato Grosso - História
Fronteiras - Mato Grosso
Historiografia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Centeno_CarlaVillamaina_D.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.