Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252996
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Modelagem matematica : ações e interações no processo de ensino-aprendizagem
Author: Burak, Dionisio
Advisor: Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-
Brito, Marcia Regina F. de
Abstract: Resumo: Este trabalho foi elaborado com a finalidade de discutir alguns aspectos do ensino de Matemática, e propor, atra­vés do Método da Modelagem Matemática, uma alternativa para o ensino desta disciplina no 112 e 212 graus. Dividido em dez capítulos, o desenvolvimento deste trabalho abrange três etapas. A primeira etapa, determinada pela própria necessidade do autor, procura entender a educação dentro de um contexto econômico, social e político, visto não conceber a educação de forma isolada. A forma de concebê-Ia determinou e orientou as leituras necessárias para, através do entendimento do ontem, compreender o hoje da educação e propor as ações futuras. Asegunda parte procura mostrar a situação atual do ensino de Matemática, através de exemplos e enfoques trabalhados nas escolas. Para configurar melhor a situação atual, fez­ se ainda, a anál ise das manifestações escritas de vários profes­sores atuantes no ensino de 19 e 2g graus. A terceira parte enfoca o Método da Modelagem como uma forma alternativa para o trabalho com a Matemática no ensino de 19 e 2g graus. Estabelece, através da Teoria de David P. Ausubel, o contraponto entre a forma usual e a forma proposta pe­lo Método da Modelagem para o ensino de Matemática. Descreve, ainda, todas as ações desenvolvidas em cada fase da execução da proposta apresentada, culminando com a elaboração de critérios Norteadores para o trabalho com o Método da Modelagem, no ensino de Matemática no 1º e 2º graus

Abstract: This work aims to discuss some aspects of the teaching of Mathematics, and to propose an alternative approach to the teaching of that subject in 1º and 2º graus, by means of the Modelling Method. The ten chapters of this work correspond to its three stages of development. The first stage, determined by the author's needs, attempts to understand education as part of alarger economic, social, and political context, consistent with his own concept of education, The author's view on education alse determined the necessary readings aimed at a comprehension of yesterday's knowledge, as a basis for a better understanding of today's educationaltions moment, and for the proposal of futura ac­tions. The second part attempts at demonstrating the cur­rent state of the teaching off Mathematics through examples of the approaches currently used in Brazi 1 lan schools. In order to reach a better understanding of the present educational situa­tion, an analysis is made of statements written by several Brazilian teachers, working in 1º and 2º graus. The third part focuses upon Mathematical ModelIing as an alternative form for the work with Mathematics at the pro­posed level 1º and 2º graus. Based on the theory of David P. Ausubel, it establ ishes a oounterpolnt between the traditional form of teaching and the form proposed by Mathematical Model I ing, It describes, furthermore, ai I the actions which were undertaken at each phase of the development of this proposal, reaching fi­naIIy the elaboration of criteria for the work with the Model­Iing Method, to be used in the learning of Mathematics in 1º and 2º graus
Subject: Matemática - Estudo e ensino
Psicologia educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BURAK, Dionisio. Modelagem matematica: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252996>. Acesso em: 14 jul. 2018.
Date Issue: 1992
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Burak_Dionisio_D.pdf15.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.