Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252986
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Palco, academia e periferia : a dissonante polifonia da banda Bate Lata na (trans)formação de um educador
Title Alternative: Stage, academy and suburbs : the dissonant polyphony of the Bate Lata band in the (trans)formation of an educator
Author: Randi, Alexandre
Advisor: Albano, Ana Angélica Medeiros, 1951-
Abstract: Resumo: trabalho busca explorar as relações commplexas presentes no processo de formação de um educador da área social, a partir da convivência com os potenciais e os limites que se estabelecem entre arte, educação e inclusão social, no universo do Terceiro Setor brasileiro. Tomando por base a contextualização de três diferentes territórios ¿ Palco, Academia e Periferia ¿ que perpassam a história de um grupo musical formado por crianças e adolescentes da periferia de Campinas, atendidas por um projeto socioeducativo institucional ¿ a banda Bate Lata ¿ busca-se responder à questão o que mudou na sua vida depois que você entrou na banda?, geralmente dirigida aos integrantes da banda, a partir da perspectiva do trabalho busca explorar as relações complexas presentes no processo de formação de um educador da área social, a partir da convivência com os potenciais e os limites que se estabelecem entre arte, educação e inclusão social, no universo do Terceiro Setor brasileiro. Tomando por base a contextualização de três diferentes territórios ¿ Palco, Academia e Periferia ¿ que perpassam a história de um grupo musical formado por crianças e adolescentes da periferia de Campinas, atendidas por um projeto socioeducativo institucional ¿ a banda Bate Lata ¿ busca-se responder à questão o que mudou na sua vida depois que você entrou na banda?, geralmente dirigida aos integrantes da banda, a partir da perspectiva do educador

Abstract: The aim of this work is to explore the complex relations concerning to the formation of an educator of the social area, from the point of view of the potentials and the limits that are established between art, education and social inclusion, in the context of brazilian¿s Third Sector. Taking the contextualization of three different territories ¿ Stage, Academy, and Suburbs ¿ for base, one searchs to answer, from the educator¿s perspective, to the question what have changed in your life after you joined the band? directed to the members of the ¿Bate Lata¿ band, a musical group composed of children and teenagers that live in a suburb of Campinas (São Paulo state, Brazil) taken care of from a institutional socio-educative project
Subject: Arte e educação
Sociologia educacional
Professores - Formação
Isolamento social
Terceiro setor
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Randi_Alexandre_M.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.