Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252976
Type: TESE
Title: O som como linguagem e manifestação da pequena infancia : Musica? Percussão? Barulho? Ruido?
Title Alternative: Sounds as language and form of expression by very young children: music? percussion? noise?
Author: Pires, Maria Cristina de Campos
Advisor: Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-
Abstract: Resumo: Esta dissertação estudou as experiências sonoras das crianças pequenininhas, entre 0 e 3 anos de idade, que freqüentam uma creche pública do Município de São Paulo (Centro de Educação Infantil, CEI). Traz para reflexão e contextualiza a ausência da Arte na formação das profissionais de creche, mesmo sendo apontada pela LDB/96 como área de conhecimento em suas quatro linguagens ¿ música, dança, teatro e artes plásticas; analisa tal ausência na rede municipal de São Paulo nos últimos 25 anos, em decorrência de alterações na legislação que rege o magistério municipal e, também, de mudanças de administração, seguindo o percurso profissional da autora. Este estudo inova apresentando e discutindo uma bibliografia italiana em que os estudiosos da infância destacam a temática da música e a criança pequenininha. Analisa a construção da paisagem sonora durante as atividades do dia-a-dia no CEI, pleiteando o contato das crianças com diferentes formas musicais, que podem constituir fatores importantes para o refinamento da audição, a produção de culturas infantis e o reconhecimento do ambiente onde vivem

Abstract: This is a study of experiences with sounds by 0-to-3 year-old children who attend a public daycare centre [CEI] in the City of São Paulo, Brazil. It discusses the absence of art languages ¿ music, dance, theatre, visual arts ¿ in the training of early childhood educators, though it is foreseen by current educational legislation. Such absence in São Paulo early childhood educational system is analysed in the context of legislative and administrative changes in the last 25 years, following the author's professional career within this system. This study innovates by presenting and discussing recent Italian literature that deals with music and the very young child. It highlights the building of a soundscape during CEI daily activities, pleading for children's further contact with diverse musical forms, which may improve hearing refinement, the production of children's culture, and better recognition of their environment
Subject: Educação infantil
Creches
Música
Paisagem sonora
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pires_MariaCristinadeCampos_M.pdf631.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.