Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252974
Type: TESE
Title: Quando o ensino academico se converte no espaço do conhecimento interessado : o trabalho educativo em saude bucal coletiva
Author: Souza, Eliane Santos
Advisor: Bagnato, Maria Helena Salgado, 1958-
Abstract: Resumo: O ensino acadêmico da educação e saúde nos cursos de Odontologia aspira à formação de cirurgiões-dentistas capazes de atuar na saúde bucal coletiva conscientes da dimensão educativa dessa praxis. Neste estudo, tematiza-se o espaço do conhecimento interessado, espaço de articulação entre a educação universitária e a educação característica dos movimentos sociais, visando apreender o que a sua concretização anuncia para o ensino da Odontologia. Uma experiência pedagógica, na área da saúde bucal coletiva, foi tomada como ponto de partida e de chegada; problematizaram-se as questões que se esboçaram aí, para discuti-las à luz de um corpo teórico referencial, construído na interlocução com a Pedagogia Histórico-Crítica e com a tradição crítica da Educação Não-formal, aspirando à consecução de sínteses que permitissem uma aproximação maior a essa prática social. A metalingüística bakhtiniana contribuiu para a apreensão da concepção não mecanicista da linguagem implicada na configuração desse espaço. Das suas repercussões na prática docente da Odontologia em Saúde Coletiva, destacam-se o protagonismo dos sujeitos da cultura aí constituídos e a expectativa de que, nesse espaço, a conquista da progressiva elaboração do conhecimento compartilhado possa contribuir para a nova hegemonia a que se aspira tendo em perspectiva uma sociedade plenamente democrática

Abstract: The health education (& citizenship) taught during academic years of Dental School studies aims to prepare dentists to the practicing of citizenship oriented health education actions. This investigation has intended to approach some dimensions of a pedagogic situation named here space of interested knowledge, circumstances where an under graduation dentistry class has joined a citizen movement in a Public Health educational event. This area under discussion has emerged in an academic practice related to citizen health movements. A Public Health Dentistry teaching experience has been taken as start point and goal. Its problems have been thought and discussed under theoretical references mainly taken from critical tradition on formal and not formal education. The Mikhail Bakhtin¿s work has brought the possibility to approach a no mechanic vision of the human language encompassed in the conception of the space of interested knowledge, which configuration and repercussion on docent practicing of Democracy Oriented Public Health Dentistry appear as results of this study
Subject: Ensino superior
Movimentos sociais
Educação não-formal
Odontologia sanitária
Diálogo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2002
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_ElianeSantos_D.pdf414.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.