Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252959
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I
Author: Campos, Valeria Maria Queiroz Guimarães de
Advisor: Höfling, Eloisa de Mattos, 1949-
Abstract: Resumo: Este estudo buscou compreender como se constrói a noção de cidadania nos livros didáticos de História de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental I. A partir da leitura de estudos teóricos sobre a noção de cidadania e de estudos sobre material didático compreendemos a importância de sobre a noção de cidadania construída nos livros didáticos de História. Com essa preocupação, identificamos as duas coleções didáticas mais utilizadas nas escolas da Região Oeste de Campinas, sobre as quais debruçamos nosso olhar. Centramos nossa investigação nas possibilidades e espaços existentes para abordagem de aspectos relacionados à natureza da participação. Iniciamos justificando a validade do tema, estratégico e relevante nos dias atuais, e esclarecendo os caminhos que percorremos na construção da metodologia, bem como o nosso entendimento sobre os termos que envolvem a nossa busca, a noção de cidadania e a natureza da participação. Desenvolvemos nossa reflexão respeitando as propostas temáticas apresentadas pelo material, de acordo com os PCNs, e nos remetendo aos estudos sobre a noção de cidadania para o desvendar das possibilidades. Por fim, trouxemos algumas considerações finais, com o cuidado de não esquecer que nosso caminhar envolve a leitura que fazemos, diversa de outras. Destacamos que, mesmo a passos lentos, as transformações no material didático de História se operam, e a discussão que envolve a construção da noção de cidadania, não pode se considerar acabada

Abstract: This study tried to understand how we construct the notion of citizenship in didactic books of History from the 1st to the 4 th series of Basic Education I. From the reading of theoretical studies about notion of citizenship and studying the didactic material, we understand the importance of thought of the notion of citizenship showed indidactic books of History. With this concern, we identify the two most used didactic collections in the schools of Campinas West Region, on which we look at more attentively. Our best research is on the possibilities and ways we have to relate on the nature of the participation. We start by justifying the value of the subject, strategic and relevant nowadays, and clarifying the ways we cover in the construction of the methodology, as well as our understanding on the subjects that involve our research, the notion of citizenship and the nature of the participation. We develop our reflection respecting the thematic proposals presented by the material, according to the PCNs, and reminding to the studies about notion of citizenship to see clearly all the possibilities. Finally, we brought some final considerations, with the care of not to forget that our walk involves the reading that we do, different from the others. We tried to show that, in spite of our slow steps, the transformations in the didactic material of History occurs, and the discussion that involves the construction of the notion of citizenship, cannot be considered finished.
Subject: Cidadania
Cidadãos
História (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Material didático
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Campos_ValeriaMariaQueirozGuimaraesde_M.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.