Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252947
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Memoria, historia e formação de professores : o caso da disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matematica II
Author: Paschoalin, Ana Carolina Bartijotto
Advisor: Miorim, Maria Ângela, 1953-
Abstract: Resumo: Durante as atividades de problematização multidimensional da História da Matemática, com uma turma de licenciandos da UNICAMP, percebemos que a Memória Estudantil destes alunos aparecia, com freqüência em seus trabalhos, mesmo quando não solicitada intencionalmente. Este exercício de recorrência às reminiscências escolares nos pareceu uma forma espontânea destes alunos iniciarem um processo de re-significação das concepções de Matemática Escolar trazidas para o curso de formação de professores em questão. Diante disso, este trabalho se propões a investigar estas possíveis ressignificações, manifestadas nos registros orais escritos no estudo de caso da disciplina de Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matemática II então lecionada pela professora Dra. Maria Ângela Miorim

Abstract: During the multidimensional problematical activies of the history with group of students applying to become math teaches at Unicamp, we notice that their school memories are frequent in their works, despite being not intentionally solicited. These exercises of remembering this school memories show us a apontaneous way of resignifications of school mathematics. Having all this in mind, we decided to investigate these resigificationsusing these students¿ oral and written manifestations which were produced in subject named: Foundamentions of Mathematics Teaching Methodology, taught by Profa. Dra. Maria Ângela Miorim
Subject: Memória
Estudantes
Formação de professores
Matemática - História
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Paschoalin_AnaCarolinaBartijotto_M.pdf554.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.