Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252924
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Mara Regina Lemes De Sordipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent335p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleDesafios da formação do docente universitariopt_BR
dc.contributor.authorVasconcellos, Maura Maria Moritapt_BR
dc.contributor.advisorSordi, Mara Regina Lemes de, 1955-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subject.otherlanguageHigh educationen
dc.subject.otherlanguageTeacher formationen
dc.subject.otherlanguageEthicsen
dc.description.abstractResumo: O trabalho tem como foco a docência no ensino superior, especialmente aquela exercida por docentes formados em áreas não-pedagógicas. A pesquisa desenvolveu-se em torno do seguinte problema: Que desafios e dificuldades podem ser identificadas nos processos de formação do professor universitário e que possibilidades podem ser vislumbradas na busca de aprimoramento dessa formação? Os objetivos do estudo foram: coletar informações que possam contribuir com subsídios para o trabalho dos docentes formadores de professores de ensino superior; conhecer pontos de vista de docentes sobre sua própria formação na pós-graduação e sobre sua atuação no ensino; identificar desafios e dificuldades a serem superadas, e refletir sobre possibilidades no aprimoramento dessa formação. Num estudo exploratório descritivo, consultou-se docentes doutores da Universidade Estadual de Londrina, atuantes nos cursos de bacharelado, a respeito de questões pertinentes à formação docente. Com apoio na discussão e análise dos aspectos relevantes encontrados nos dados coletados confirmou-se a consideração inicial de que a formação do docente universitário é um processo em construção que requer ainda muito investimento e que até o momento tem relegado a um segundo plano os saberes mais relacionados com o ensino ou com a docência propriamente dita. O estudo evidencia a necessidade de resgate da dimensão teleológica da educação e após reflexões sobre desafios e dificuldades da formação do docente universitário, opta por enfatizar a mediação da dimensão ética na busca de caminhos possíveis de aprimoramento dessa formaçãopt
dc.description.abstractAbstract: The focus of this study is teaching in high education institutions, specially regarding to teachers who had not graduated in pedagogical areas. The research was about the following issue: Which challenges and difficulties might be identified in the process of high education teacher formation and which possibilities can be produced to contribute with this process? The aims of the study were: collect information which can be of contribution to professors who prepare the high education teachers; know the teachers¿ points of view about their own formation during the post-graduation course and about their role in teaching; identify the challenges and difficulties to be overcame and reflect about possibilities to improve this formation. In a descriptive exploratory study, teachers with doctorate degree who teach at the bachelor courses at Londrina State University, were consulted about the issues related to the teacher formation. Based on the analysis and discussion of the relevant aspects found in the produced data, the study confirmed the initial consideration, which states that the formation of the high school teacher is a process being developed, that it still requires a lot of investment and that has relegated the knowledge of teaching to a second degree. The study supports the necessity of recovering the purpose dimension of education and, after reflecting about the challenges and difficulties in the formation of the high education teacher, it opts for emphasizing the mediation of the ethics dimension in the search for possible ways of improving this formationen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationVASCONCELLOS, Maura Maria Morita. Desafios da formação do docente universitario. 2005. 335p. Tese (doutorado) - Universidade estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252924>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino, Avaliação e Formação de Professorespt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCastanho, Maria Eugenia de Lima e Montespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMalavazzi, Maria Marcia Sigristpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePereira, Elisabete Monteiro de Aguiarpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRios, Terezinha Azeredopt_BR
dc.date.defense2005-04-27T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T12:07:55Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T12:07:55Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T12:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vasconcellos_MauraMariaMorita_D.pdf: 1253616 bytes, checksum: caf37843a542ee53162c694270328b20 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252924-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vasconcellos_MauraMariaMorita_D.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.