Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252918
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: O ensino de filosofia para jovens com experiencia filosofica
Author: Aspis, Renata Pereira Lima, 1961-
Advisor: Gallo, Sílvio, 1963-
Gallo, Silvio Donizette de Oliveira
Abstract: Resumo: Essa dissertação preocupa-se em pensar filosoficamente o ensino de filosofia para jovens, na escola, hoje, no Brasil. Vemos crescer a valorização desta disciplina a partir da "nova ordem" da educação brasileira, nas duas últimas décadas. Em paralelo a isso, esse ensino não é obrigatório, e, portanto, não há definição unívoca de seus conteúdos, estratégias e modos. Dessa forma, talvez seja adequado ao professor, antes de decidir-se sobre seu plano de ensino, poder definir para si mesmo quais são seus propósitos educacionais e a qual filosofia se refere. Pensamos que a filosofia é conhecimento que cria conceitos para darem conta de problemas dos homens. Filosofar é criação de filosofia e filosofia é filosofar. A filosofia pode contribuir para que os homens compreendam o mundo atual, confuso e muitas vezes revoltante. Esse ensino para jovens pode ser exatamente isso: uma experiência de aprender a realizar a disciplina filosófica no seu pensamento. Isso seria feito através do diálogo investigativo do aluno com o texto filosófico, com os colegas e o professor e consigo mesmo em um movimento de investigação filosófica, na busca de criação de conceitos que pudessem dar conta de seus problemas. Assim, o jovem, além do pensamento cotidiano, poderia usar do pensamento filosófico para criar-se a si mesmo e ao mundo

Abstract: This dissertation aims to think philosophically the teaching of philosophy to youngsters, in school, nowadays, in Brazil. The appreciation of this discipline in the "new order" of Brazilian education has increased in the last two decades. Parallel to this, this teaching is not obligatory, thus, there is no uni vocal definition of its contents, strategies and manners. So, perhaps it would be convenient that the teacher, before deciding on his teaching plan, defines for himself which his educational purposes are and which philosophy he refers to. We think that philosophy is the knowledge that creates concepts that help men to solve their problems. To philosophize is to create philosophy and philosophy is to philosophize. Philosophy can contribute to men understanding the present troubled and many times abominable world. This teaching to youngsters can be exactly this: an experience of learning to realize the philosophic discipline in their thought. This would be done through the student's investigative dialogue with the philosophic text, with his mates and teacher and with himself, in a philosophic investigation movement in pursuit of creation of concepts that could solve his problems. So, the youngster, besides the daily thought, could use the philosophic thought to create himself and the world
Subject: Filosofia - Estudo e ensino
Ensino médio
Professores e alunos
Diálogo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Aspis_RenataPereiraLima_M.pdf10.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.