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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Corinta Maria Grisolia Geraldipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent2v. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleDa constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionaispt_BR
dc.contributor.authorVarani, Adriana, 1972-pt_BR
dc.contributor.advisorGeraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho pedagogico em equipept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPolítica e educaçãopt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subject.otherlanguageCollective worken
dc.subject.otherlanguageTeaching educationen
dc.subject.otherlanguageEducation politicsen
dc.subject.otherlanguageEducation resistanceen
dc.subject.otherlanguageTeaching worken
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como tema a compreensão da organização do trabalho docente coletivo instaurado de forma não obrigatória no interior da escola e sua relação com as políticas educacionais. Para tanto, foi narrado e analisado o movimento da experiência de um grupo de professores na escola pública do Estado de São Paulo, realizada no período do final da década de 80 até 1995, momento da Reorganização da Rede Estadual de Ensino, utilizandose dos recursos metodológicos da história oral (Brioschi e Trigo) ¿ entrevistas não diretivas e suas textualizações que constam do volume II. Foram usados alguns princípios da análise do cotidiano (Certeau) escolar, da micro estrutura e da linguagem (Bakhtin), que possibilitaram a construção dos seguintes indicadores: a configuração de um grupo de professores que estabeleceu vínculos de comunidade (Heller); a compreensão do conceito de trabalho coletivo (Marx) entre professores a partir de suas relações de não artificialidade (Hargreaves); o movimento de construção de táticas (Certeau) para efetivação do projeto pedagógico escolar; e como estas táticas se instalam nos espaços intersticiais (Larossa) provocando a criação dos espaços instituinte e instituído (Lourau) para organização do projeto. A análise destes indicadores demonstrou a importância do grupo enquanto espaço de resistência docente, à medida que professores tomam para si a autoria de suas vidas e, portanto, há re-existência docente frente, inclusive, às políticas de descontinuidade (Collares, Geraldi e Moyses). Das descontinuidades e da re-existência, rupturas são estabelecidas e vestígios deixados na continuidade de suas ações. O projeto de pesquisa foi desenvolvido no GEPEC ¿ Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp ¿ e contou com financiamento da FAPESP ¿ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulopt
dc.description.abstractAbstract: This research has like a theme the comprehension of the teacher's collective work established in way non obligatory inside the school and your relationship with the educational politics. For this, it was narrated and analysed the experience of a group of teachers in the public school of São Paulo State, accomplished in the period of the end of the decade of 80 up to 1995, moment of the Reorganization of the Oficial Teaching. The methodological resources used was the oral history (Brioschi and Trigo) ¿ the non directive interviews and yours translations to text, that are in volume II . It was used some principles of the daily school (Certeau), and analysis of micro structures and of the language (Bakhtin), that made possible the construction of the following indicators: the configuration of a group of teachers that established community's entails (Heller); the understanding of the collective work's concept (Marx) among teachers in yours non artificiality relationships (Hargreaves); the movement of construction of tactics (Certeau) to effect the school pedagogic project; and how these tactics settle themselves in the intersticials spaces (Larossa) provoking the creation of the "instituinte" spaces and institutional (Lourau) in the organization of a pedagogic project. The analysis of these indicators demonstrated the importance of the group while space of educational resistance, as teachers take for itself the authorship of your lives and, therefore, there is reexistence educational front, besides, to the discontinuous politics (Collares, Geraldi and Moyses). Of the discontinuous and of the re-existence, ruptures are established and vestiges left in the continuity of your actions. The research project was developed in GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp ¿ and was financed by FAPESP ¿ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Pauloen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationVARANI, Adriana. Da constituição do trabalho docente coletivo: re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252917>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino, Avaliação e Formação de Professorespt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAlves, Nilda Guimarãespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFiorentini, Dariopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePrado, Guilherme do Val Toletopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCamargo, Dulce Pompeo dept_BR
dc.date.defense2005-03-31T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T11:41:14Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T11:41:14Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T11:41:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Varani_Adriana_D.pdf: 1166090 bytes, checksum: d1821cca3c4ce9abb2943fe89613e0b8 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252917-
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