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Type: TESE
Title: Ser jovem em meio a violencia : identidade x singularidade no confronto com a lei
Author: Torezan, Sonia Aparecida Bortolotto
Advisor: Guimarães, Áurea M. (Aurea Maria), 1950-
Guimarães, Aurea maria
Abstract: Resumo: A presente dissertação estuda um grupo de jovens autores de atos infracionais da cidade de Americana ¿ SP, durante o período em que se encontram na condição de liberdade assistida. A constatação da sua não adaptação ao ensino formal desencadeou este estudo, e um de seus objetivos foi ouvir o que eles e os educadores tinham a dizer sobre sua relação conflituosa. A violência produzida por estes jovens e a violência da qual são vítimas foram emergindo nos depoimentos, pois o grupo apresenta um comportamento diferenciado na sua maneira de ser, de se vestir, de se expressar, que muitas vezes afronta e representa uma ameaça ao espaço escolar já instituído. Os educadores se queixam do comportamento ora passivo e indiferente, ora agressivo e transgressor destes alunos. Por outro lado, os resultados da pesquisa mostram a falta de sensibilidade e de preparo por parte dos educadores para lidar com o universo destes jovens, com suas preferências culturais e artísticas, e para utilizar-se destas para trabalhar as questões que se apresentam no cotidiano escolar. Nos espaços de oficinas vivenciadas durante a realização da pesquisa junto a esses jovens, as atividades propostas deixaram fluir as imagens e símbolos contidos no seu imaginário. A apreensão das representações simbólicas presentes em suas produções artísticas e em suas falas possibilitou captar as relações que eles estabelecem consigo, com o outro e com o mundo, e permitiu conhecer seus ¿processos de subjetivação¿ (Guattari, 2000). Nesse percurso, percebeu-se a constituição de uma rede simbólica através da qual eles manifestam não apenas a reprodução de suas relações, mas principalmente atitudes reveladoras de resistência frente ao instituído

Abstract: The present dissertation presents a group of young people who have been charged of breaking the law in the city of Americana ¿ SP. At the time of the study, they were under assisted freedom. The understanding of their unadaptation to formal education started this research, and one of our main objectives was to listen to what they and their teachers had to say about their problematic relationship. The violence these young people have produced and have been a victim of comes up in their speech, and because this group presents such a different behavior in their own way of life, in the way they act, the way they dress, the way they express their needs, they have posed and represented a menace to the school as an institution. Educators have complained about these students¿ behavior, at times passive and indifferent, at others aggressive and transgressor. On the other hand, this research has shown the lack of sensitivity and preparation on the part of educators to deal with these young men¿s world, their cultural and artistic preferences, and inability to use these in order to work on issues that have come up in daily school situations. In workshops they have attended during the research, the activities have been able to give the students the possibility of letting their imaginary flow as images and symbols. The apprehension of the symbolic representations presented in their art work and in their speech has led to the understanding of the relationships that they have established with themselves, with one another and with the world, and has allowed us to capture their ¿subjectivation processes¿ (Guattari, 2000). Therefore, we have been able to constitute the symbolic net through which they have shown not only the reproduction of their relationships, but also attitudes that have revealed the subjects¿ resistance to the establishment
Subject: Violência
Jovens
Educação
Adolescentes - Estatuto legal, leis, etc.
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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