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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: James Patrick Maherpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent177 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleA prática do coordenador pedagógico : limites e perspectivaspt_BR
dc.contributor.authorPires, Ennia Débora Passos Bragapt_BR
dc.contributor.advisorMaher, James Patrick, 1949-2009pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectTrabalho pedagogico em equipept_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subject.otherlanguageEducational policyen
dc.subject.otherlanguagePower relationshipsen
dc.subject.otherlanguagePedagogic worken
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma discussão sobre a prática do Coordenador Pedagógico que atua nas escolas da Rede Pública do Estado da Bahia. O objetivo maior desta investigação foi analisar a organização do trabalho da coordenação pedagógica. A pesquisa se desenvolveu tendo como categorias analíticas o trabalho prescrito na legislação versus o trabalho real, as relações de poder e as imagens que professores e membros da equipe administrativa da escola possuem acerca da ação do coordenador pedagógico. O referencial teórico pauta-se numa abordagem histórica situando a origem desse profissional no contexto educacional; nos escritos de Agnes Heller sobre o cotidiano, para a compreensão do trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar; e, nos postulados de Weber, como sustentáculo para a análise das relações de poder que permeiam a interação e o fazer do coordenador pedagógico com seus interlocutores. Uma pesquisa de campo, realizada numa escola pública estadual, sugere que o coordenador pedagógico precisa demarcar melhor seu espaço na escola, tornando suas atribuições prescritas conhecidas pelos seus principais interlocutores, equipe administrativa e professores, sob pena de ficar sujeito às contingências imediatas do momento e não atender às expectativas desses mesmos sujeitos. Quanto ao relacionamento interpessoal do coordenador pedagógico com os demais profissionais, o coordenador tem procurado desempenhar seu trabalho de forma não autoritária, fundamentado no diálogo e na democracia na tomada de decisões. Da análise da legislação acerca das atribuições do coordenador pedagógico, evidenciou-se a ausência de uma proposta de trabalho que exprima a adoção de uma concepção de educação que oriente a condução das ações desenvolvidas por esse profissionalpt
dc.description.abstractAbstract: This work shows a discussion about the practice of the pedagogic coordinator which acts at the schools of the public net of Bahia State. The main objective of this investigation was to analyze the work organization of the pedagogic coordinator. The research was developed by having as analytical categories the work ordered at the legislation versus the actual work, the relationship of power and the images that teachers and members of the school administrative staff have about the action of the pedagogic coordinator. The theoretical referential is based in a historical approach about the origin of this professional in the educational context; in the writings of Agnes Heller about the daily life, to understand the job of the pedagogic coordinator in the school¿s daily routine; and in the Weber postulates, as the basis to power relations analysis that permeate the interaction and the duties of the pedagogic coordinator with his interlocutors. A field research, which happened in a public school suggests that the pedagogic coordinator needs to better delimit his space at school, marking his assigned attributions known by his main interlocutors, administrative staff and teachers, under the penalty of being imposed the immediate contingencies of the moment and not attend the expectation of this same staff. In regard to interpersonal relationship of the pedagogic coordinator with other professionals, the coordinator has been trying to develop his work in a non authoritarian way, based in the dialogue and in the democracy of decision making. About the legislation analysis of the attributions of the pedagogic coordinator, it showed the absence of a work proposal that expresses the inclusion of an education conception which guides the conduction of the actions developed by this professionalen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationPIRES, Ennia Débora Passos Braga. A prática do coordenador pedagógico: limites e perspectivas. 2005. 177 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252909>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePoliticas de Educação e Sistemas Educativospt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGiubilei, Soniapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameTuppy, Maria Isabel Nogueirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBorges, Zacariaspt_BR
dc.date.defense2005-11-07T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-05T00:25:17Z-
dc.date.accessioned2018-08-05T00:25:17Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-05T00:25:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pires_EnniaDeboraPassosBraga_M.pdf: 597031 bytes, checksum: 631e8f25da10d9a6655f30697ae7258f (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252909-
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