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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Selma de Cassia Martinellipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent135 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleAvaliação da escrita em jovens e adultospt_BR
dc.contributor.authorCaliatto, Susana Gakyia, 1972-pt_BR
dc.contributor.advisorMartinelli, Selma de Cássia, 1964-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Ortografiapt_BR
dc.subject.otherlanguageEducation of adultsen
dc.subject.otherlanguageWritingen
dc.subject.otherlanguageOrthographyen
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho foi o de analisar a ortografia, de jovens e adultos que retornam a escola para completar a alfabetização, por não ter realizado os estudos na idade habitual. Os participantes da pesquisa foram alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal da cidade de Amparo/SP. A amostra foi composta por 57 participantes, no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, sendo que 27 (47,37%) cursavam a terceira série e 30 (52,63%) cursavam a quarta série. A coleta de dados foi realizada em três diferentes situações; um Ditado, o Reconhecimento de palavras e a Reescrita. O ditado utilizado foi o texto do Instrumento de Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem na Escrita (ADAPE), padronizado para esse fim. O reconhecimento de palavras foi realizado a partir de um instrumento de múltipla escolha e a reescrita foi feita baseando-se numa lenda conhecida do folclore nacional. A análise dos resultados foi possível a partir de uma categorização dos erros em cada instrumento e da análise comparativa dos mesmos. Os resultados indicaram que as principais dificuldades se relacionam ao apoio na oralidade, mais especificamente quando se trata de palavras que empregam sílabas compostas, dígrafos e letras que representam vários sons. Na escrita de frases e textos deve-se destacar a dificuldade de segmentá-las, seja no ditado ou na escrita espontânea. O fato de que os erros mais freqüentes se mantiveram iguais nas três atividades de escritas propostas ofereceram maior convicção das reais dificuldades do grupo de participantes e acredita-se que os instrumentos utilizados em conjunto são uma alternativa confiável para se obter informações mais precisas sobre as dificuldades dos alunos, bem como podem ser utilizados como recursos didáticos na aprendizagem da escrita, desde que devidamente explorados com tal finalidadept
dc.description.abstractAbstract: The objective of this study was to analyze the spelling in the young¿s and adult¿s writings who did not finish primary school at the proper age and after a time away from school decide to complete their studies in order to get their literacy. The participants of this research were students from ¿Education for Young and Adults¿ from public schools in the city of Amparo ¿ São Paulo ¿ Brazil. The sample consisted of 57 participants attending primary school, being 27 (47,37%) from the third grade and 30 (52,63%) from the fourth grade. The data were collected from three different situations ¿dictation, the word recognition and rewriting. The dictation used was the test of evaluation instrument of learning difficulties in writing down (ADAPE), which was patterned for this purpose. The word recognition was opened from an instrument of multiple choice and the rewriting followed a model based on a known legend of the Brazilian folklore. The analysis of the results was possible from a categorization of mistakes in each instrument as well as comparing such mistakes. The results showed that the main difficulties were related to the support on speech, particularly concerning the use of composed syllable words, digraphs and letters that represent several sounds. The difficulty of word separation either in dictation or in free writing must be pointed out. The fact that the most frequent mistakes were the same in the three done writing activities suggested strong conviction of the real difficulties of the group of participants. Thus being used together, one believes that the instruments are a reliable alternative to obtain more accurate information on the students¿ difficulties as well as being used as educational resources in the writing learning as long as they are exploited with such purposesen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationCALIATTO, Susana Gakyia. Avaliação da escrita em jovens e adultos. 2005. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000375590>. Acesso em: 28 mar. 2017.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePsicologia, Desenvolvimento Humano e Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBrebnelli, Rosely Palermopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSisto, Fermino Fernandespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBoruchovitch, Evelypt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameTortella, Jussara Crisitna Barbozapt_BR
dc.date.defense2005-03-10T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2017-03-28T19:32:08Z
dc.date.available2017-07-18T12:48:36Z-
dc.date.accessioned2017-03-28T19:32:08Z
dc.date.accessioned2017-07-18T12:48:36Z-
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-18T12:48:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caliatto_SusanaGakyia_M.pdf: 494895 bytes, checksum: 05ffe3e93bb8f879fdca69981ad093da (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252904
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