Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252902
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Dirceu da Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent272 p. : il. +.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleO ensino de fisica no contexto da deficiencia visual : elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visãopt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Eder Pires dept_BR
dc.contributor.advisorCamargo, Eder Pires dept_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectInclusão em educaçãopt_BR
dc.subjectCegueirapt_BR
dc.subjectVisão subnormalpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectAceleração da aprendizagempt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherlanguageInclusionen
dc.subject.otherlanguageblindnessen
dc.subject.otherlanguageReduction visionen
dc.subject.otherlanguageScienceen
dc.description.abstractResumo: No presente trabalho avaliaram-se atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual. Para tal, elaborou-se um conjunto de cinco atividades de ensino do conceito ¿aceleração¿, conjunto este que constituiu-se em um curso aplicado a um grupo de alunos com a referida deficiência. O curso foi estruturado em cinco aulas. A dinâmica das aulas abordou a aceleração e a desaceleração de um objeto, tendo como pano de fundo dois fatores causadores do referido fenômeno, o atrito e a gravidade. A elaboração das atividades apoiou-se em três componentes práticos: Tarefas, Grupos e Debates, e em três elementos de estrutura: Interação com o Objeto de Estudo, Resolução de Problemas e Confronto de Modelos. Em relação à metodologia, o trabalho aqui apresentado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa orientada por um caráter quase-experimental. Concluiu-se que as atividades foram capazes de proporcionar aos alunos: Condições para a Observação dos Fenômenos Estudados, Condições para a Realização de Análises Qualitativas e Quantitativas e Condições para a Elaboração de Estratégias e Hipóteses para Resolução de Problemas. Dessa forma, a relação entre professor e alunos por meio das atividades, caracterizou-se como um ambiente de aprendizagem, ambiente este que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudadospt
dc.description.abstractAbstract: In this thesis physics teaching activities for blind students were evaluated. For this propose we was deleveloped a set of five activities about the subject acceleration and tested on a class of blind students. There were five class meeting. The classes focused the influence of attrition and gravity on the acceleration. The developnent of activities was based on three components: works, group work and debates, and on three elements: interection, resolution of problems and confronting of models. Methodology of this research is qualitative and quase-experimental designing. It was been concluded the activities could provide for students conditions to: observe the studied phenomenon, do qualitative and quantitative analysis and develop strategy hypothesis to solve problems. Then, the activities were characterized as learning environment, and this environment provided for students condition to learn the phenomenonsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationCAMARGO, Eder Pires de. O ensino de fisica no contexto da deficiencia visual: elaboração e condução de atividades de ensino de fisica para alunos cegos e com baixa visão. 2005. 272 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252902>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação, Ciencia e Tecnologiapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.date.defense2005-01-20T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T10:53:41Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T10:53:41Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T10:53:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camargo_EderPiresde_D.pdf: 1294452 bytes, checksum: 9d65d91c5f18788a06f28690ccbf19bb (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252902-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Camargo_EderPiresde_D.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.