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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Reforma universitaria e formação em psicologia : o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua
Title Alternative: University reform and psychology formation: a case study of school and educational psychology in the Padua University
Author: Riedo, Cassio Ricardo Fares
Advisor: Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Abstract: Resumo: Esta dissertação discute como a reforma universitária italiana, implantada através do Decreto Ministerial n°509/99, influenciou a formação em psicologia, focalizando principalmente a psicologia educacional. Certa debilidade no ensino superior italiano e acordos entre os países membros da Comunidade Européia, ensejando a formação de uma Área Européia de Educação Superior, serviram como justificativa para a reforma. Um dos principais objetivos declarados foi o reconhecimento profissional entre os países e, para compatibilizar os sistemas de cada país, foi implantado um modelo baseado em dois ciclos e créditos formativos, com preocupações profissionalizantes desde o ciclo inicial. O processo de reestruturação didática que aconteceu na Universidade de Pádua durante a pesquisa foi estudado num enfoque contextual; tendo sido optado pelo estudo de caso como alternativa metodológica. Foram entrevistados o Presidente da Faculdade de Psicologia, o Assessor da Presidência para Assuntos Discentes, o Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Socialização e quatro professoras deste departamento. Além das entrevistas, currículos do ciclo inicial e reportagens publicadas em jornais italianos foram usados para auxiliar a reflexão. De maneira geral, o modelo implantado não foi bem recebido pelos estudantes, pelos docentes e nem por outros segmentos sociais, tendo recebido várias críticas, sendo a falta de uma formação geral mais ampla uma das principais

Abstract: This dissertation is about the Italian reform of universities, implemented by Ministerial Law n°509/99, concerned with psychology graduation courses and educational psychology in special. A supposedly weak Italian Higher Education and agreements for building a European Area of Higher Education were used to justify the reform. A model with two cycles and credits for a professional formation were proposed to overlap the educational systems from each nation. A case study was used to understand the new didactic structure in Padova University and its social context. News, curriculum and interviews with the President of the Faculty of Psychology, the President-Assessor for Student Matters, the Director and four teachers from Development and Socialization Department served as data information. Meanwhile, students, teachers, and another social segments didn¿t approve the implemented formation¿s model. Many critics appeared and the main was a failed general education
Subject: Universidades e faculdades
Reforma universitaria
Psicologia - Formação profissional
Estudo de casos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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