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Type: TESE
Title: Noites não mencionadas : um olhar para o gosto de cereja
Author: Arriaga, Malcon Clemenceau Lautenschlager
Advisor: Almeida, Milton José de, 1943-2011
Abstract: Resumo: A dissertação é um estudo do filme O Gosto de Cereja, de Abbas Kiarostami, em conjunto com iluminuras diretamente ligadas ao universo islâmico e tendo por pano de fundo algumas reflexões sobre o Islam. Foi estabelecida uma correspondência entre a via espiritual de conhecimento islâmico, conhecido como Mi¿raj Namah, ou Viagem Noturna do Profeta Mohammad e o deslocamento do personagem central do filme em busca de alguém que o ajudasse em seu suicídio. Em paralelo com os Sete Céus da Jornada Sagrada, foram criados sete personagens que trouxeram para o cinema o sentido possível da concepção desta Viagem. Além disso, buscando compreender e levantar questões sobre aquele universo, foram entremeadas algumas iluminuras do Oriente Médio, e fotografias de autoria de Kiarostami. A partir dos estudos de Henri Corbin sobre os sábios do Islam, foi apresentado o corpo conceitual que permite ao leitor aproximar-se de seu mundo. O objetivo do trabalho é mostrar o cinema, a possibilidade e necessidade da abertura a um outro modo de olhar a própria realidade em que estamos imersos e colaborar no questionamento de seu caráter de realidade supostamente pronta e acabada

Abstract: This dissertation is a study of the film ¿the Taste of Cherry¿, by Abbas Kiarostami, together with illustrations directly linked to the Islamic universe, bringing insights and reflections about Islam. A correspondence was established between the spiritual path for Islamic knowledge, known as Mi'raj Namah, or the nocturnal trip of the Prophet Mohammad and the trajectory of the central character of the movie in his search for help to commit suicide. Seven characters are presented in the movie who parallel the Seven Heavens of the Sacred Journey, they are a key to the possible comprehension of this Journey. Also as an aid for understanding and questioning this universe, some Middle-Eastern illustrations and photographs by Kiarostami have been studied. From the studies of Henri Corbin on the scholars of Islam, the conceptual structure was defined allowing the reader to come close its world.The objective of this study is to show cinema as a possibility and a necessity of looking at the reality where we are immersed from different angles, in order to collaborate in the questioning of its supposedly ready and finished aspect
Subject: Kiarostami, Abba
Cinema
Xiismo
Imagem
Islamismo
Coronelismo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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