Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252807
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A roda de conversa e o processo civilizador
Author: Chioda, Rodrigo Antonio, 1975
Advisor: Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-
Abstract: Resumo: Trata-se da investigação da roda de conversa como uma prática educativa, tal como se apresenta em um dado momento no tempo e as normas e regras que dela emergem. A prática da roda é um importante elemento de apreensão do processo civilizador que passou a sociedade ocidental e do autocontrole necessário aos participantes deste. Para observar os sinais e as marcas que uma prática educativa imprimiu nos corpos dos participantes deste "micro" processo civilizador que é a roda, parti do visível nos gestos e atitudes dos participantes da roda. A roda é, portanto, constituinte do processo civilizador maior, ou seja, em uma escala menor, é onde as crianças praticam e se educam para as relações sociais que exigem um grande autocontrole que é apreendido pelas crianças através de contenções externas de corpo e de fala. A roda observada possibilitou ainda que seus participantes exercitassem um conjunto de habilidades humanas necessárias à compreensão e interpretação do contexto social vivido, podendo posteriormente utilizá-las para agir sobre ela, proporcionando uma certa interação do aluno com seu processo educativo

Abstract: This study concerns the investigation of the circle of conversation as an educational practice, just as it comes in a specific moment in the time, and also the norms and rules of corporal contention that emerge from it. By means of what is visible in the gestures and in the body of the participants of the circle. I could observe in a smaller scale the signs and the marks that an educational practice printed in the participants of this "small" Civilizing Process that constitutes the circle. It is an imitation of that larger process, that is to say, where the children practice and they are educated for the social relationships that demand a large self-control, that the children apprehend first through external contentions of body and of speech. The practice of the circle facilitates its participants to exercise a group of necessary human abilities to the understanding and interpretation of the society, later on could use them to act on her, in the search of an active participation for the construction of a society indeed democratic
Subject: Elias, Norbert, 1897-1990
Ambiente de sala de aula
Diálogo
Professores e alunos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Chioda_RodrigoAntonio_M.pdf6.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.