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Type: TESE
Title: Os projetos pedagogicos no processo de reconfiguração curricular da educação superior no Brasil : o caso da UNIOESTE/PR
Author: Bastos, Carmen Celia Barradas Correia
Advisor: Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Abstract: Resumo: Este estudo trata da intencionalidade das propostas contidas nos projetos pedagógicos de alguns cursos de graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, elaborados a partir do estabelecimento de suas respectivas diretrizes curricu1ares. Define-se como uma pesquisa qualitativa, baseada nos pressupostos da fenomenologia, indicados para o estudo de um fenômeno situado. A. partir das descrições obtidas da análise dos projetos pedagógicos, procedeu-se a uma reflexão para compreender e não para explicar o fenômeno. O referencial para esta compreensão foi o cenário político institucional que contextualiza a educação superior na atualidade. Os sentidos produzidos dizem respeito à formação profissional postulada na universidade e a outras questões que gravitam em tomo desta e podem servir para engrandecê-la ou reduzi-Ia, para promover mudanças ou excluir sujeitos do mundo social e do trabalhoDa reflexão sobre os dados, evidenciaram-se cinco itens que estão na dinâmica do fazer pedagógico universitário e que devem ser repensados pelos próprios sujeitos, que o fazem: 1) a universidade como um mundo-vida dos alunos e professores; 2) a formação profissional na universidade. e a importância da cultura humanista;.3) flexibilidade curricu1ar possível contradição ou resistência?; 4) interdisciplinaridade, presença e ausência nos projetos pedagógicos; 5) educação continuada, do apelo mundial à indiferença nos projetos pedagógicos

Abstract: This study deals with the intentionality of a number of college courses pedagogical projects propositions, at Universidade Estadual do Oeste do Paraná elaborated on the grounds of its respective curricular guidelines. This study is defined as a qualitative research based on phenomenology presuppositions, which is appropeated for studing a situated phenomenon. From the descriptions obtained by the pedagogical projects ana1ysis, it was carried out a reflective proceedings aiming to understand, the phenomenon not to explain it. The referential for this comprehension was the institutional political scenery that contextualizes college education today. The produced meanings refer to professional formation as postulated by University and questions around it that may enlarge or reduce formation, and can promote changes or exc1udes subjets from social labor world. The reflection of the data emerged five topics which are in the college pedagogica1 dynamic5 and that must be rethought by the college body: 1) university as a students and teachers world-life; 2) professional formation at university and importance of humanist culture;3) curricular flexibility, contradiction or resistance?; 4) interdisciplinarity, its presence or absence in peda.gogica1 projects; 5) continuing education, from the global appea1 to the pedagogical projects indifference
Subject: Projeto pedagógico
Ensino superior
Diretrizes curriculares
Flexibilidade curricular
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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