Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252785
Type: TESE
Title: Educação, televisão e natureza : uma analise do reporter ECO
Author: Guido, Lucia de Fatima Estevinho
Advisor: Bruzzo, Cristina, 1953-
Abstract: Resumo: Esta tese é dedicada ao estudo das questões ambientais tal como são tratadas na televisão. Este meio de comunicação atinge grande parte da população brasileira, ocupando o espaço não atendido pelos outros meios de comunicação, como o jornal diário e as revistas. O programa Repórter Eco foi escolhido por ser veiculado em uma emissora pública e educativa, por trazer reportagens sobre o Brasil, e a primeira vista nos pareceu dar um tratamento menos espetacular e menos superficial às questões ambientais. Uma análise geral do programa foi realizada e a partir dela selecionamos as reportagens sobre as quais nos detemos. Inicialmente, nosso olhar se fixou no tema desenvolvimento sustentável, já que o mesmo está presente no programa como um todo. As Reservas Particulares do Patrimônio Natural foi outro tema abordado nas reportagens e analisado neste trabalho. Os aspectos educativos do programa mereceram atenção constante, revelando que a educação ambiental foi tratada de maneira prescritiva, sem aprofundar os impasses do discurso ecológico

Abstract: This thesis is dedicated to a study about environmental questions as they are showed on television. This medium reaches large part of Brazilian people, occupying the space not served by others vehicles of communication, like daily newspaper and magazines. The TV show Repórter Eco was chosen just to be transmitted in a public and educational broadcasting station, shows reportings about Brazil and, at a first moment, it seems show us a treatment less spectacular and superficial about environmental questions. A general analysis of the whole program was realized and after this, we have selected the reportings that we will study accurately. At first, our look kept in the subject of sustainable development, which is always present during the program. Private reserves were another subject approached in the reportings and it was analyzed in this work. Educational aspects of the program deserved a constant preoccupation, showing that environmental education was treated by an established manner, without deepness on the impasses of ecological speech
Subject: Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Imagem
Reservas naturais
Comunicação de massa - Programas educacionais
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Guido_LuciadeFatimaEstevinho_D.pdf8.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.