Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252783
Type: TESE
Title: Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
Author: Almeida Junior, João Baptista de
Advisor: Zuben, Newton Aquiles von, 1942-
Abstract: Resumo: Esta tese analisa a função da imagem como inqrediente compósito idéia, linguagens e conhecimento, sob dois aspectos. Uma abordagem antropossociológica (dimensão empírica) descreve a imagem artefactum, produzida, manual ou tecnicamente, pelo homem e propagada pelos meios de comunicação social, como elemento indutor de formas percepção. De modo sucinto, situa a imagem na história humana e na modernidade, revelando seu papel de dominância, o intercâmbio dialético com outras linguagens e os mecanismos de reificação da Consciência decorrentes do seu consumo acrítico. A Abordagem epistemológica ( dimensão teórica examina a função da imagem intramental, enquanto metáfora imagética e interface entre as esferas sensível e inteligível de um sujeito percipiente, no processo de cognição. Faz-se uma revisão das análises do fenômeno da percepção e dos modelos cognitivos elaborados pelas correntes representacionistas em contraposição concepção fenomenológica e aos princípios da semiologia contemporânea. São examinadas a teoria da imagem do empirisrno de Locke, a teoria da percepção inatista e o conhecimento "von unten¿ de Leibniz, a teoria da sensibilidade Kant,. a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e as contribuições pontuais de Régis Debray e Paul Virílio. A reflexão procura revelar, também, o estatuto epistemológico da imagem, de maneira a legitimar, pedagogicamente, uma proposta de leitura aberta e inventariante de imagens. Em conclusão, são indicadas algumas linhas de pesquisa, corno sugestão aos educadores, para o tratamento didático da imagem no ensino
Subject: Imagem (Filosofia)
Percepção visual
Epistemologia
Comunicação de massa
Metáfora
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
AlmeidaJunior_JoaoBaptistade_D.pdf12.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.