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Type: TESE
Title: A janela de vidro : esporte, televisão e educação fisica
Author: Betti, Mauro
Advisor: Marcellino, Nelson Carvalho, 1950-
Abstract: Resumo: A associação entre o esporte e a mídia, em especial a televisão, vem alterando progressiva e rapidamente a prática do esporte e a percepção que dele temos. Trabalhando com a lógica da espetacularização, a. televisão fragmenta e descontextualiza o fenômeno esportivo, construindo uma realidade textual autônoma: o esporte telespetáculo. É premente a necessidade dos educadores refletirem sobre as repercussões deste processo, superando as posições dicotômicas enraizadas entre os "apocalípticos" e os "integrados". Este trabalho objetiva realizar uma interpretação do discurso televisivo sobre o esporte, com base na hermenêutica de Paul Ricoeur, refletindo criticamente sobre suas repercussões na Educação Física enquanto uma prática educacional. A interpretação hermenêutica é definida como uma dialética entre a compreensão e a explicação, que leva à superação da intenção do autor pelo sentido do texto. Tal interpretação exige considerar tanto o conteúdo quanto a forma da linguagem televisiva, tanto a imagem como a fala. A primeira fase da interpretação hermenêutica constitui-se de uma compreensão inicial da experiência do ser-telespectador do esporte, compreensão que é global, e se faz por conjecturas. Para tal, foram assistidas cerca de 100 horas de programação televisiva previamente gravadas, que continham discursos sobre o esporte, numa variedade de gêneros televisivos. Destacaram-se nove direções do discurso televisivo: "a falação", "cotidiano", "ao vivo", "nostalgia", "adrenalina!", "esporte global", "anúncio publicitário", "veja de novo" e "espetacular!" A fase seguinte completa o primeiro movimento da dialética proposta por Ricoeur, e busca sofisticar a compreensão inicial, com base em procedimentos explicativos, apoiados nas teorias sociológicas sobre o esporte - teorias do jogo, teorias marxistas, teoria do processo civilizador, teorias culturalistas - além das perspectivas da globalização e do pós-modernismo. Apontam-se as possibilidades e limites destas teorias perante as novas formas do esporte telespetáculo. No segundo movimento, busca-se alcançar aquilo sobre que trata o discurso, seguindo do sentido à referência. Evidenciou-se que o discurso televisivo fala sobre formas de vida, que o esporte telespetáculo é obra de cultura que abre caminho à compreensão do homem, porque inscreve o humano mediante a linguagem audiovisual, o símbolo e a ação social. Propõem-se ainda novas possibilidades interpretativas para o esporte telespetáculo. Por fim, realiza-se a apropriação crítica, concebida como a direção de pensamento aberta pelo discurso, que alicerça a busca de novos sentidos para as tarefas educacionais da Educação Física, concluindo que a formação de um espectador crítico e sensível é uma nova tarefa que a ela se impõe

Abstract: The association between sport and media, specially television, has been altering progressively and quickly the practice of sports and the perception people have of it. The television fragments and miscontextualizes the sport phenomenon working with the spectacle logic, building an autonomous literal reality: the sport's teleshow. It is primordial the necessity of teachers to think about the repercussion of this process, overcoming the dichotomic positions rooted between "apocalyptics" and "integrateds". This work aims to accomplish an interpretation of the teleshow speech about sport, based on the Paul Ricoeur's hermeneutics, thinking critically about its repercussion on Physical Education as an educational practice. An hermeneutic interpretation is defined as a dialectic between comprehension and explanation which allows to excell the author's intention by the sense of the texto Such interpretation demands to consider both the context and the forms of teleshow speech, as well as image and talk. The first phase of hermeneutic interpretation is an initial comprehension of the experience in being-telespectator of sport. This comprehension is global and it is done by suppositions. Thus a hundred hours of video taped television programs of various kinds including speeches about sports were analysed. Nine directions of television speeches were distinguished: "talk", "daily", "ai ive" , nostalgic", "adrenalin!", "global sport", "advertisement", "see it again" and "spectacular!". The following phase completes the first movement of the Ricoeur's dialectics and try to sophisticate the initial comprehension based on explicative proceedings, supported by sport social theories - play theories, marxist theories, civilizing process theory, culturalistic theories - beside perspectives of globalization and post-modernism. It is shown the possibilities and limits of these theories in despite of new forms of teleshow sports. On the second dialectic moment, it is aimed to reach the "what about" the speech is and going from the sense to the reference. It was enphasized that the television speech says about "ways of life" that the teleshow sport is a cultural work that open ways to human being comprehension, because it enrols man through an audiovisual language, a symbol and a social action. It is proposed new interpretative possibilities for the teleshow sport. Finally a critic appropriation is done conceived as a direction of thoughts open to speech, which supports a search for new senses for educational tasks in Physical Education. It is concluded that the development of a critic and sensible spectator is the new chalenge of Physical Education
Subject: Educação física
Esporte
Televisão
Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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