Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252726
Type: TESE
Title: Avaliação da aprendizagem : a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau
Author: Bertagna, Regiane Helena
Advisor: Freitas, Luiz Carlos de, 1947-
Freitas, Luiz Carlos de
Abstract: Resumo: Este estudo refere-se a uma pesquisa realizada com alunos de 4ª e 5ª séries do 12 grau de uma escola da Rede de Ensino Pública de Campinas, com o objetivo de detectar a visão desses alunos sobre o processo da avaliação da aprendizagem. Durante um ano letivo (1996), acompanhei duas turmas de alunos, observando-as semanalmente, o que possibilitou a imersão no cotidiano da escola,e a verificação da forma de ocorrência da prática da avaliação nessas séries. Foram realizadas, também, duas séries de entrevistas, com os alunos, uma ao término do primeiro semestre e outra ao final do ano letivo, com a finalidade de captar o fenômeno estudado em diferentes momentos. Por meio das falas dos alunos evidenciou-se uma prática avaliativa classificatória, que seleciona os alunos pelo desempenho escolar, prática essa realizada formal e informalmente durante todo o processo, a qual está imersa em uma prática pedagógica articulada ao modo de organização sócio-econômico da sociedade capitalista. Nesse processo há conflitos de interesses e expectativas, e, no confronto de forças, ou os alunos acabam se adaptando ao sistema, ou sendo eliminados da escola, ou se excluindo. Pensar em mudanças na prática avaliativa necessariamente nos leva a repensar a prática pedagógica, perpassando pelas relações entre professor/aluno, na tentativa de redimensionar o processo de ensino-aprendizagem
Subject: Aprendizagem - Avaliação
Avaliação educacional
Ensino de primeiro grau
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bertagna_RegianeHelena_M.pdf11.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.