Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252705
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Mara Regina Lemes de Sordipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Univeresidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent477p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleInovações na formação medica : reflexos na organização do trabalho pedagogicopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Beatriz Jansen, 1959-pt_BR
dc.contributor.advisorSordi, Mara Regina Lemes de, 1955-pt_BR
dc.contributor.advisorde, Mara Regina Lemespt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectMedicos - Formaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherlanguageCurriculumen
dc.subject.otherlanguageFormation in healthen
dc.subject.otherlanguageEvaluationen
dc.subject.otherlanguageCurricular innovationen
dc.description.abstractResumo: Este trabalho examina de forma crítica a proposta de formação médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas FCM/UNICAMP a partir da concepção, implantação e gestão da reforma curricular iniciada no ano de 2001. Analisam-se as concepções de educação e saúde que embasaram a reformulação curricular e o seu potencial inovador no paradigma da formação médica. Para alcançar os objetivos do trabalho optou-se pela análise documental, observação intensiva das práticas pedagógicas desenvolvidas nos diferentes cenários de aprendizagem, entrevistas com gestores e instrumento de percepção do tipo Likert aplicado aos alunos e professores do curso. A partir da análise qualitativa dos dados observou-se as dificuldades de uma mudança de currículo e sua interferência nos objetivos de formação, práticas avaliativas, construção de conteúdos e métodos e da própria organização curricular. O trabalho chama a atenção para a importância do envolvimento dos atores no processo para a construção de marcos conceituais consistentes e detecta o conflito de interesses que cerca a questão tornando a tarefa complexapt
dc.description.abstractAbstract: This work examines, in a critical view, the proposal of medical formation of the College of Medical Sciences of the State University of Campinas - FCM/UNICAMP, from the conception, implementation and management of the curricular reform initiated in the year of 2001. The conceptions of education and health, which are based on the curricular re-formularization and its innovative potential in the paradigm of the medical formation, are analyzed here. To reach the objectives of the work methods such as the documentary analysis, intensive observation of pedagogical practices developed in the different sceneries of learning, interviews with managers, and a Likert instrument of perception applied to the pupils and professors of the course were used. From the qualitative analysis of the data, it was observed the difficulties of a curriculum change and its interference in the formation objectives, evaluation practices, construction of contents and methods, and the curricular organization of its own. The work calls attention for the importance of the involvement of the agents in the process for a consistent conceptual landmark construction and it detects the conflict of interests that surrounds the question, turning it into a complex tasken
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Beatriz Jansen. Inovações na formação medica: reflexos na organização do trabalho pedagogico. 2004. 477p. Tese (doutorado) - Univeresidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252705>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino, Avaliação e Formação de Professorespt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.date.defense2004-12-13T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T03:36:12Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T03:36:12Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T03:36:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ferreira_BeatrizJansen_D.pdf: 30713251 bytes, checksum: 0105d32a1e4fb5f9df01f0c4e417a0a5 (MD5) Previous issue date: 2004en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252705-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ferreira_BeatrizJansen_D.pdf29.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.