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Type: TESE
Title: O efeito de instruções sobre estrategias metacognitivas de crianças pre-escolares em solução de problema geometrico : um estudo exploratorio
Author: Jalles, Cristina Maria Caron Ruffino
Advisor: Ripper, Afira Vianna, 1936-
Abstract: Resumo: A possibilidade de implementar a aprendizagem através do desenvolvimento de estratégias metacognitivas é um aspecto que tem despertado interesse e gerado muitos estudos dentro da psicologia cognitiva. O objetivo deste estudo foi verificar, de forma exploratória, se instrução de estratégias cognitivas para crianças préescolares melhoram a performance em atividades que exijam raciocínio espacial. Para tal, realizou-se um estudo no qual 30 sujeitos de 5(5) a 6(8) anos de uma Escola Municipal de Educação Infantil foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: experimental e controle. Por dois meses os dois grupos participaram de atividades lúdicas de exploração das características de um cubo. O grupo experimental, durante estas atividades, recebeu instruções específicas de estratégias cognitivas. Os dois grupos foram submetidos ao pré e pós-teste. Os resultados de pré e pós-teste foram comparados estatisticamente, encontrando-se diferença significante no grupo experimental masculino. Esta análise foi completada por uma análise qualitativa confirmando os resultados estatísticos

Abstract: The possibility to improve learning through the development of metacognitive strategies, is an area of research motivating great interest and generating an ever increasing number of studies in the field of cognitive psychology. The aim of this study was verify, in an exploratory way, if the instruction of cognitive strategies for preschooler children increase their performance in activities demanding spatial reasoning. Thirty subjects with ages ranging from 5(5) to 6(8) belonging to a public school were assigned randomly to two groups: an experimental group and a control group. During two months the members of the two groups participated in playing activities of exploration of the characteristics of a cube. The experimental group, throughout theses activities, received specific instructions of cognitive strategies. The two groups were tested in problem solving tasks before and after these activities, and the performance of their members assessed. The results of these tests were compared, and it was found a significant difference in the performance of the experimental group. This analysis was complemented by a qualitative one, confirming the statistical findings
Subject: Educação pré-escolar
Metacognição
Psicologia cognitiva
Geometria - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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