Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252623
Type: TESE
Title: O curriculo como encontro : memorias e(m) respingos de uma experiencia coletiva
Author: Petenate, Maria Angela de Almeida Meireles, 1953-
Advisor: Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-
Abstract: Resumo: Este trabalho é uma extensão, em heterogeneidades, do Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo (FAPESP - Processo 97/02322-0), que aconteceu na EMEF Pe. Francisco Silva, em Campinas, nos anos de 1999 e 2000. A idéia de currículo como encontro é trazida, pois diferentes idéias de encontro aparecem: o encontro de diferentes atores, alunos e professores da escola pública, pesquisadores de diferentes instituições, parceiros de significado; o encontro de diferentes linguagens e culturas que foram se transformando, umas influenciando as outras na criação de redes de conhecimento; o encontro de diferentes disciplinas escolares que foram flexibilizando suas fronteiras. A interdisciplinaridade, uma das linhas organizadoras do Programa, foi sendo construída principalmente no planejamento coletivo que era aberto, flexível, exigindo modificações constantes, desestabilizando a disciplina como organizadora dos saberes e experiências escolares. O currículo escolar foi sendo redimensionado, abrindo-se a possibilidade para a criação de um currículo múltiplo, levando-se em consideração diferentes significados e saberes. A ¿arte de narrar¿ tem como superfície de tecedura as memórias e recordações que marcaram mais fortemente os atores dessas experiências vividas. Trechos de entrevistas, aulas, fragmentos escritos e reuniões são trazidos como respingos, atualizando e re-significando essas experiências

Abstract: This work is an extension, in heterogeneities, of Programa de Ensino do Projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo (FAPESP ¿ 97/02322-0), which took place at ¿Padre Francisco Silva¿ school, in Campinas, in the years of 1999 and 2000. The concept of curriculum as a meeting is brought because different ideas of meetings emerged: the meeting of different actors, students and teachers of public schools, researchers from different institutions, partners of meaning; the meeting of different languages and cultures which were being transformed, influencing one another in the creation of webs of knowledge; the meeting of different school disciplines which had their frontiers more flexible. The interdisciplinarity, one of the guidelines of the project, was built mainly along the collective planning which was open and flexible. It demanded constant modifications therefore disestablishing the discipline as the organizer of school experiences and knowledge. By taking into consideration different meanings and knowledge the curriculum was (re) built and the possibility for the creation of a multiple curriculum emerged. The ¿art of narrating¿ has the memories and recollections, which were considered deeper by the actors of this experience, as the surface of the weaving. Excerpts from interviews, classes, written fragments and meetings are brought as specks, updating and re-meaning these experiences
Subject: Cultura
Currículos
Cotidiano escolar
Interdisciplinaridade
Experiência
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Petenate_MariaAngeladeAlmeidaMeireles_M.pdf974.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.