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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: A escola dos dirigentes paulista
Author: Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-
Advisor: Canedo, Letícia Bicalho, 1942-
Abstract: Resumo: Essa pesquisa aborda as fraturas e articulações entre grupos. dirigentes por meio de um estudo de suas experiências de escolarização, tomadas como parte fundamental de um processo de socialização mais amplo. A análise refere-se particularmente àqueles.- grupos dirigentes que utilizam de forma mais intensiva a via escolar como instrumento de inserção e diferenciação social. Para estudá-los tomou-se para objeto o espaço escolar considerado de alta qualidade na cidade de São Paulo.O vestibular da USP e as representações da imprensa e de profissionais da educação foram utilizados para identificar os princípios de hierarquização dominantes nesse espaço tal como encontra-se organizado na década de na-venta. A história recente do vestibular das universidades públicas paulistas foi usada como instrumento de análise da hierarquia de conhecimentos. implementada através desses exa.mes.Foi analisada a função de sociodicéia específica que três colégios privados (dois confessionais e um leigo) desempenham. Para isso, investigou-se: a estrutura do currículo e a organização do trabalho escolar; as caracteristicas sociais e acadêmicas dos professores e alunos; e as práticas culturais e escolares dos alunos.Esse estudo ofereceu elementos para uma avaliação das implicações, para a estratificação social brasileira, da situação de quase monopólio do ensino privado sobre as vias de acesso às credenciais universitárias mais prestigiadas

Abstract: This research approaches the internal division and articulation of the ruling groups by studying of their schooling experiences, taken as a fundamental part of a broader socialization processo The analysis refers in particular to the ruling groups that use in a more intensive way the school [nao pus via] as an intrument of social inserti<m anel differentiation To- study these groups, the space of the schools considered as of high quality in the city of São Paulo was selected for investigation.The University of São Paulo' s entry examination, together with representations of the media and the education professionals, was used to identify the hierarchy principIes prevailing in this space during the nineties. A recent history of the paulistas public universities' entry examination was the instrument to analyze the hierarchy implemented by these exams between different types of knowledg.e.The function of sociodicy performed by three private institutions (two cathalic. and one secular) was analyzed, considering in particular: the curriculum structure and the orgaruzation of the school work; the social and academic cnaracteristics- of both teachefs- and students; and the cultural and study practices of the students.This study provided elements. for an assessment of the implication, for the- Brazilian social stratification, of the quasi-monopoly held by the private schools on the ways of access to the most prestigious university credentials
Subject: Elite (Ciências sociais)
Escolas particulares
Estrutural Social
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ALMEIDA, Ana Maria Fonseca de. A escola dos dirigentes paulista. 1999. 292f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252619>. Acesso em: 24 jul. 2018.
Date Issue: 1999
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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