Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252549
Type: TESE
Title: Visitando a pratica pedagogica do enfermeiro professor : um processo de continuidade a sua construção profissional
Author: Costa, Fatima Neves do Amaral
Advisor: Arouca, Lucila Schwantes, 1932-
Abstract: Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender o processo de construção da prática pedagógica do enfermeiro licenciado, enfatizando a multicontextualização dessa prática. Para isso, obtive dados teóricos, a partir de levantamento bibliográfico, que explicitaram o conceito de Prática Pedagógica, relacionando-o a uma profissão e à profissionalidade docente. A partir dos dados teóricos, estabeleci desdobramentos entre o conceito citado e a concepção do enfermeiro professor reflexivo, no enfrentamento de seus dilemas. A pesquisa fundamentou-se metodologicamente nos princípios da abordagem qualitativa em Educação. Através da observação participante, compreendida por observações, entrevistas e análise documental, os dados empíricos foram coletados. Apresentei, a partir de então, um estudo de caso para aprofundar a temática investigada. Os resultados sinalizaram na direção de que o enfermeiro licenciado, professor no ensino médio, desenvolve sua prática pedagógica num contexto de enfrentamentos, em que estão inseridos os aspectos técnico-pedagógicos, situacionais e pessoais desse enfermeiro professor
Subject: Ensino superior
Enfermagem
Enfermeiros
Professores - Formação
Prática de ensino
Ensino de segundo grau
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Costa_FatimaNevesdoAmaral_D.pdf13.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.