Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252548
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Figuração e imaginação : um estudo da constituição social do desenho infantil
Author: Ferreira, Sueli
Advisor: Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Abstract: Resumo: As questões da significação e interpretação do desenho infantil centralizam o interesse desta Dissertação que, tendo na psicologia histórico cultural de Vygotsky seu suporte teórico, apresenta os estudos sobre a constituição do desenho na criança, discutindo possíveis relações entre conhecimento, realidade, figuração e imaginação. Este trabalho apoia-se em estudos de campo realizados com 02 (duas) turmas, de duas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Jundiaí SP, em 1994. Através dos estudos de campo, que se apoiaram nas observações dos diferentes modos de figurar e imaginar das crianças, obteve-se o material empírico constituído de gravações, vídeo-gravações e objetos figurativos. As análises qualitativas focalizaram elementos selecionados do material coletado, retomando concepções da teoria histórico-cultural e apontando possibilidades de ampliações e reformulações conceituais necessárias para a interpretação da produção gráfica da criança. o trabalho contribui, deste modo, para a compreensão das formas de produção do desenho que emergem enraizadas na experiência cultural e são interpretadas e (re)significadas pelo outro
Subject: Desenho infantil
Imaginação nas crianças
Significação (Psicologia)
Crianças - Aspectos psicológicos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1996
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ferreira_Sueli_M.pdf9.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.