Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252534
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: O sistema de numeração decimal e o principio multiplicativo : um estudo na 4a. serie do 1o. grau
Author: Losito, Sonia Maria
Advisor: Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-
Abstract: Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar o processo da construção do conceito de número e o campo conceitual do Sistema de Numeração Decimal, investigando o desempenho de alunos de 48 série do 10 grau, na solução de tarefas matemáticas. Foram investigados os procedimentos de alunos de uma escola com proposta de ensino construtivista, fundamentada na teoria de Piaget e de outros estudiosos e pesquisadores cognitivistas e os procedimentos de alunos de outra escola, não envolvidos nesta proposta de ensino. Investigou-se a construção do número, reconhecimento do valor posicional, os processos mentais de contagem, a operatoriedade matemática, a utilização do princípio multiplicativo do sistema de numeração decimal e a tomada de consciência do erro. Os dados coletados mostraram que os resultados de alunos de uma escola e de outra não apresentaram diferença em relação às regularidades do sistema de numeração decimal, bem como em relação ao aspecto operatório aditivo. Foram constatados melhores resultados em relação à construção do senso numérico, da operatoriedade multiplicativa, do princípio multiplicativo do sistema de numeração decimal e da tomada de consciência do erro, nos sujeitos da escola de orientação construtivista
Resumo: The objetive of the research presented here was to analyse the construction process of the concept of number and the conceptual field of the decimal numeration system, investigating the performance of the fourth grade students (primary school) concerning the soluction of mathematics tasks. Kinds of procedure were investigated: the procedure of the students of a school that works with the construtive teaching approach, based on the Piaget theory and other cognitivists scholars and researchers, and the procedures of the students of another school not involved in the same teaching proposal. It was investigated the constrution of number, the mental process of counting, the recognition of the posicional value, the mathematics operatoriety, the usage of the multiplicative principie of the decimal numeration system and the recognition of mistakes. The collected data shows that the results presented by the students of both schools are same concerning the regularities of the decimal numeration system, as well as the additive operatory aspects. Better results have been observed concerning the building up of the decimal numeration system and the recognition of mistakes, by the students of the school utilizing the constructive teaching approach
Subject: Construtivismo (Educação)
Ensino de primeiro grau
Numero - Conceito em crianças
Psicologia da aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: LOSITO, Sonia Maria. O sistema de numeração decimal e o principio multiplicativo: um estudo na 4a. serie do 1o. grau. 1996. 202f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, [SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252534>. Acesso em: 21 jul. 2018.
Date Issue: 1996
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Losito_SoniaMaria_M.pdf16.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.