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Type: TESE
Title: Interação social : a dominancia em situação de aprendizagem
Author: Troncoso Guerrero, Patricia Virginia
Advisor: Sisto, Fermino Fernandes, 1949-
Abstract: Resumo: Nos estudos publicados sobre a questão da dominância-complacência, autores como Doise e Mugny (1983) verificaram, em uma única situação de conflito, um efeito negativo da complacência em duplas. o objetivo desta pesquisa foi estudar como se manifesta o aspecto da dominância-complacência em duplas, quando submetidas a um processo de intervenção por conflito sócio-cognitivo em interações continuadas. Também, verificar relações entre aprendizagem e dominância-complacência. Participaram da intervenção quarenta e quatro sujeitos pré-escolares, não operatórios em conservação de comprimento. Realizaram-se uma média de três sessões experimentais de conservação de comprimento por dupla, cada uma delas contendo seis situações de conflito; um pós-teste imediato; um pós-teste retardado. Os dados sugeriram que o efeito de dominância-complacência , é bem menos freqüente em situações de interação continuada, do que foi encontrado na literatura. Analisando as condutas das duplas observou-se quatro tipos de comportamento: os sujeitos submissos puros (complacentes em todas as sessões), com tendência a submissão, com tendência a dominância, e dominantes puros (dominantes em todas as sessões). Foram encontradas diferenças quanto a movimentação cognitiva e aprendizagem entre os grupos. Os sujeitos dominantes puros aprendem mais que os complacentes puros, e movimentam-se cognitivamente produzindo ganhos cognitivos, o mesmo não ocorrendo com os complacentes puros

Abstract: In the studies about the subject dominance-submission Doise and Mugny (1983) checked, in a single conflict situation, a negative effect of submission in peers. The aim of this research was to study how the dominance-submission aspect happened in peers when they suffered a sócio-cognitive conflict intervention in continuous interactions, and to check relations between learning and dominance submission. Fourty four non-operational preschoolers in lenght conservation took part in a lenght conservation experimento Na avarage of three experimental sessions plus imediate and delayed post-test were realized. Each session had six conflict situations. The data suggested that the dominance-submission effect is less frequent in continous interaction situations than suggested in literature. Analysing the peer's procedure, four types of behaviour were observed: the submissive (the subject was submissive in all sessions), those with submission tendence, those with dominance tendence and the pure dominant (the subject was dominant in all sessions). Diferences were found among groups related with cognitive movement and learning. The pure dominant subject learn more than the pure submissive, and their submissive. cognitive moments produce cognitive increase, fact that doesn't happen for the pure
Subject: Piaget, Jean, 1896-1980
Dominancia (Psicologia)
Interação social
Conflito (Psicologia)
Aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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