Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252519
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Os labirintos da construção do conhecimento historico
Author: Silva, Claudio Borges da
Advisor: Zamboni, Ernesta, 1939-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como objeto central o processo de elaboração do conhecimento histórico pelos alunos, a partir de situações concretas de ensino e aprendizagem escolares. A pesquisa foi realizada com uma 5a. série de uma escola pública de Campinas, através de um trabalho compartilhado entre o pesquisador e o professor da classe. Partindo do pressuposto teórico da origem social da cognição e do conhecimento, a linguagem e o outro são concebidos como fatores constituintes da construção do conhecimento. Sendo assim, foram utilizados como fonte para a análise, alguns "episódios" que mostram situações de interlocução entre professor e alunos, na atividade de interpretação de documentos, além de textos dos próprios alunos. O intuito deste trabalho foi revelar o modo como diferentes vozes são apropriadas pelos alunos e como diferentes estratégias de dizer são postas em circulação no contexto da interlocução, participando da construção de significados para a realidade social. Buscando superar a aparente homogeneidade de sentido dos textos dos alunos e a ilusão de que eles realizam o mesmo percurso intelectual do professor, procurei pôr em evidência um processo de ressignificação, produzido no contexto das interações escolares e que marca a elaboração do conhecimento pelos alunos e pelo professor
Subject: História - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ambiente de sala de aula
Prática de ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, Claudio Borges da. Os labirintos da construção do conhecimento historico. 1996. [153f.]. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252519>. Acesso em: 21 jul. 2018.
Date Issue: 1996
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_ClaudioBorgesda_M.pdf13.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.