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Type: TESE
Title: Trabalho e competencia nos parametros curriculares nacionais para o ensino medico
Author: Weber, Marta Regina Gimenez Favaro
Advisor: Rosa, Maria Inês, 1948-
Abstract: Resumo: O presente estudo tem por objeto a análise da categoria Trabalho e da noção Competência, desenvolvidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio, publicado em 1999. Analisou-se dois dos conceitos referenciais da organização pedagógica nesse documento: o primeiro, o trabalho, mais precisamente a 'formação básica para o trabalho', e o segundo a noção competência (formação por competências). A análise desses conceitos foi orientada, fundamentalmente, pela problemática da abordagem ergológica e, pela reflexão e compreensão sobre: educação, função da escola e formação cultural propostas por Theodor W. Adorno. Assumiu-se como hipótese orientadora desse trabalho de pesquisa a existência de uma estreita vinculação entre os objetivos estabelecidos para a educação escolar presente nesses documentos e determinada visão de formação que compreende a escola como espaço de capacitação para o atendimento das necessidades manifestas no espaço econômico-produtivo e para o ajustamento aos avanços tecnológicos. Identificou-se uma valorização extremada da finalidade de adaptação. O tratamento dado ao conceito Trabalho (formação básica para o trabalho) e a noção Competência (formação por competências) nos PCNs é orientado por essa finalidade, a da adaptação que pretende o ajustamento do indivíduo ao meio, como algo natural e necessário não empreendendo no mesmo ato formativo a contraposição a esse movimento, promovendo assim uma formação regressiva. Este estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica sendo os Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação para o nível médio referência básica

Abstract: This study has as its purpose the analysis of the category Work as well as of the notion Competence, which are better explained in the National Curriculum Guidelines (PCNs) of the Secondary Education, published in 1999. Two of the referential concepts of the pedagogical organization in this document were analysed: the first one, the Work, precisely the 'basic education for work¿, and the second, the notion of Competence (education through competencies). The analysis of these concepts was guided, mainly, by the problematization of the ergological approach and by reflection and understanding of: education, the role of the school and cultural education proposed by Theodor W. Adorno. It was assumed as a guiding hypothesis for this research work the existence of a close link between the purposes established for school education present in these documents as a certain view of education that understands the school as a space for the accomplishment of the needs manifested in the economic-productive space and for the adjustment to the technological development. It was identified an extreme valorization of the adaptation aim. The treatment given to the concept Work (basic education for work) and the notion Competence (education through competencies) in the PCNs is guided by this aim and the adaptation that intends the adjustment of the individual to the environment as something natural and necessary, not exerting in the same formative act, the contraposition to this movement, thus fostering a regressive education. This study was carried out based on a bibliographical research having as a basic reference the National Curriculum Guidelines created by the Ministry of Education for the Secondary Education
Subject: Trabalho
Desempenho
Adaptação escolar
Currículos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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