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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernandezpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent80f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleGente em cena : fragmentos e memorias da dança em Goiaspt_BR
dc.title.alternativePeople on stage: fragments and memories of dance in Goiaspt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Valeria Maria Chaves dept_BR
dc.contributor.advisorStrazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subject.otherlanguageDanceen
dc.subject.otherlanguageMemoryen
dc.subject.otherlanguagePopular cultureen
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a dança como arte da memória e expressa em corpos que dançam. Reconstruímos danças populares de Goiás quase que 'esquecidas', presentes apenas na memória de antigos moradores da região de Santa Cruz, cidade do Estado de Goiás. Temos como foco a perspectiva da história oral, priorizando a utilização de fontes orais, bem como, o registro de imagens. A inter-relação com a comunidade manifesta-se como condição fundamental para se apreender os modos, as histórias, os movimentos, as dramaturgias que marcam estes cotidianos e sua arte. Estas danças resistem como fragmentos, na memória de antigos moradores e sem registros ofi ciais. Continuam vivas na tradição da oralidade, mais particularmente, na memória do corpo, já que não são mais dançadas. Foram danças aprendidas em festas rurais locais, realizadas nos salões das fazendas da região. Entre os mutirões e pagodes, estas danças e cantos tinham intuito de agregar, coletivizar experiências, ancorando-se nas trocas e nas relações afetivas, sociais e culturais. Ao longo dos anos foram proibidas e/ou desprezadas pela modernidade capitalista. A metodologia desenvolvida envolveu o registro pela escrita, pela imagem e pela experiência vivida, formando uma rede de significações. Nossa intenção foi olhar para o corpo como um texto múltiplo e constituído de história, memória, cultura e arte. São tiranias e poesias inscritas no cotidiano e na dança. É a presença de uma multiplicidade de diálogos e uma dança apresentada como campo de conhecimento polissêmico. Nosso referencial teórico dialoga com diversos autores, entre eles Portelli, Olga Von Simson, Walter Benjamin, entre outrospt
dc.description.abstractAbstract: The present work has as an objective to present the dance as art memory, memory held within the bodies that dance, and for this purpose the folk popular dances of Goiás were reconstructed; these popular â?¿forgottenâ?? dances take place only in the memory of the dwellers of Santa Cruz, a small town in the state of Goiás. The focus is the perspective of the oral history, with prior use of oral sources and the images records. The interrelation with the community fl ourishes as a mandatory condition to apprehend the manners, the stories, the movements, the drama that mark their daily routine and its art. These dances linger in the memory of the elders; there are no systematic records, they are kept alive in their oral tradition, more particularly in the bodiesâ?¿ memory, since they havenâ?¿t danced them for ages. Were dances learned in the local parties, carried through in the farms of the region. Between the mutirões and pagodes, these dances and chanting had the intention of creating a collectivizing experiences, anchoring themselves in the exchanges and the affective, social and cultural relations. Throughout the years they had been forbidden and/or rejected by capitalist modernity. Our methodology involves registering the long lived lore experience by the images and the language written, building a network of meaningful information. The intention is to look to the body as a multiple text made of history, lore, memory, culture and art; it is the various dialogs and dances in the fi eld of polissitemic knowledge that matters. They are tyrannies and poetry inscribed in the daily routine and in dance. The theory referential points of this work dialogs with various authors such as Portelli, Olga Von Simson, Walter Benjamin, among othersen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Valeria Maria Chaves de. Gente em cena: fragmentos e memorias da dança em Goias. 2007. 80f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252489>. Acesso em: 8 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação, Conhecimento, Linguagem e Artept_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAyoub, Eliabapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGalzerani, Maria Carolina Bovériopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameVitiello, Júlia Zivianipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDomenici, Eloisa Leitept_BR
dc.date.defense2007-01-29T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-08T11:09:09Z-
dc.date.accessioned2018-08-08T11:09:09Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T11:09:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Figueiredo_ValeriaMariaChavesde_D.pdf: 10654732 bytes, checksum: 6f1e605c162482a779657ba5e7114195 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252489-
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