Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252483
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual
Author: Rivero Carazas, Ramiro Guilhermo
Advisor: Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Abstract: Resumo: O objetivo desta pesquisa foi demonstrar que é possível solicitar e integrar a criança cega no contexto da educação préescolar. A intervenção pedagógica visou estimular sua atividade espontânea, possibilitando-lhe a consecução de objetivos que envolvem todos os aspectos do desenvolvimento físico, social, afetivo e intelectual. o proposto fundamental consistiu em considerar todos os deficientes visuais portadores de reais capacidades de crescimento e desenvolvimento e que em decorrência disso, são também passíveis de receber estímulos do meio e conseqüentemente apresentar respostas adequadas. Para termos uma base comum, tanto da compreensão dessas adaptações sensório-motoras essenciais, quanto das limitações que a falta de visão causa nessas crianças, foi necessário refletirmos sobre os processos pelos quais os deficientes visuais percebem e experimentam o mundo. Para explicarmos os processos cognitivos, utilizamos os conceitos teóricos e as técnicas de pesquisa piagetiana, que proporcionam à Educação Especial uma estrutura de referência para a compreensão das manifestações comportamentais e do funcionamento cognitivo da criança deficiente visual. Assim, por intermédio da metodologia utilizada nesta pesquisa, concluímos que a criança cega pode e deve desenvolver-se satisfatoriamente na pré-escola comum, mas para que isto aconteça, a escola deverá proporcionar meios que permitam a construção do conhecimento, criando relações entre acontecimentos e objetos com os quais deverá cotidianamente interagir

Abstract: The objective of this researche was to demonstrate that it is possible to propose the integration of de blind child in the mainstreaming of the pre school education. The pedagogical intervention used in this study looked for stimulating the blind child whit natural activity, giving them the possibility to achieve the goals related whit aspects of physical, social, affective and intellectual development. The fundamental proposal of the study was to consider that every visual handicapped child prossess (to hold) the capacity of growing and development as other normal children and because of this, they are also passive to receive stimulus of the environment and consequently present adequate (positive) answers. In order to have a common bases for the comprehension of the esscntial sensory motor adaptations, as the limitations that visual impairment caused to these children, it was necessary to think about the process through which the visually handicapped child has perception and experiences the world. To the explanation of the cognitive process, it was used the Piagetian theoretical concepts and research technique, that provides to the Special Education the structure of reference to the comprehension of the behavioral manifestation and the cognitive process of the visually handicapped child. So, making use of these techniques gaves to this research the possibility to conclude that the blind child can and must satisfactorily develop in the normal pre-school setting. Sut for this happen the school must give the conditions to construct the knowledge, looking for the relationship between happenings and the object which the blind child will interact daily
Subject: Educação especial
Crianças deficientes visuais
Educação pré-escolar
Desenvolvimento cognitivo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: RIVERO CARAZAS, Ramiro Guilhermo. A solicitação do meio e o desenvolvimento intelectual na criança portadora de deficiencia visual. 1997. 216f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252483>. Acesso em: 22 jul. 2018.
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
RiveroCarazas_RamiroGuilhermo_D.pdf15.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.