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Type: TESE
Title: Estudo do processo de construção da leitura e escrita a partir de uma intervenção construtivista preventiva
Author: Basso, Rosangela de Barros
Advisor: Souza, Maria Thereza Costa Coelho de, 1957-
Abstract: Resumo: Este estudo procurou verificar o desenvolvimento cognitivo de crianças, no início do processo de alfabetização e a influência de uma intervenção construtivista preventiva, no processo de construção da leitura e escrita. Estudaram-se 60 sujeitos, de 6 anos à 7 anos e 11 meses, matriculados no CBI (primeira série) de uma escola pública da cidade de Campinas. Organizaram-se dois grupos: Grupo Experimental e Grupo Controle, submetendo-os à uma avaliação cognitiva através de seis provas piagetianas e uma avaliação quanto ao desempenho em leitura e escrita, durante três etapas: pré-teste, pós teste 1 e pós-teste 2. O Grupo Experimental foi subdividido em 6 grupos com 5 sujeitos em cada um e submetidos à 10 sessões de intervenção construtivista, caracterizadas por atividades pedagógicas e situações lúdicas proporcionadas pelos jogos, fundamentadas nos princípios da epistemologia genética de Jean Piaget, baseada sobretudo na ação da criança. A análise quantitativa dos resultados obtidos revelaram que os dois grupos demonstraram progressos cognitivos, ressaltando que na Prova de Seriação o Grupo Experimental obteve melhor desempenho. Quanto a avaliação de leitura e escrita, constatou-se um nítido progresso dos sujeitos do Grupo Experimental, após as sessões de intervenção, comprovando-se a hipótese que permeou este estudo. Tais progressos foram atribuídos às situações-problemas propostas através das atividades e jogos que desafiavam o raciocínio dos sujeitos gerando conflitos e desencadeando os mecanismos que intervêm na construção do conhecimento

Abstract: This study tried to verify the children's cognitive development, in the beginning of the literacy process and the influence of an preventive constructivist intervention, in the process of construction of the reading and writing. They were studied 60 elementary school children from 6 to 7 years old and 11 months, registered in IBC (first series) of a public school of the city of Campinas. They were organized two groups: Experimental group and Group Controls, submitting them to a cognitive evaluation through six piagetians tests and na evaluation with relationship to the acting in reading and writing, during three stages: pre-test, pos-test 1 e pos-test 2. The Experimental Group was subdivided in 6 groups with 5 elementary in each one and submitted to 10 sessions of constructivist intervention, characterized by pedagogic activities and ludics situations provided by the games, based in the beginnings of Jean Piaget's genetic epistemology, based above ali on the child's action. The quantitative analysis of the obtained results revealed that the two groups demonstrated cognitive progresses, standing out that in the Seriacion Test the Experimental Group obtained better acting. As the reading evaluation and writing, a clear progress of the elementary of the Experimental Group was verified, after the, intervention sessions, being proven the hypothesis that permeated this study. Such progresses were attributed to them situation-problems proposals through the activities and games that challenged the reasoning of the elementary generating conflicts and unchaining the mechanisms that intervene in the construction of the knowledge
Subject: Leitura
Escrita
Desenvolvimento cognitivo
Construtivismo (Educação)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

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