Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252333
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: O papel da escola no estado peronista
Author: Rodriguez, Margarita Victoria
Advisor: Saviani, Dermeval, 1944-
Abstract: Resumo: A presente tese em Educação, que leva por título O PAPEL DA ESCOLA NO ESTADO PERONISTA, tem por objetivo analisar o papel que o regime outorgou à escola pública do ensino primário e desvendar as estratégias que o mesmo desenvolveu para implantar na vida escolar a chamada "doutrina justicialista". Para atingir tal objetivo estruturamos o trabalho em três capítulos: I) Configuração do Peronismo; 2) Os Discursos de Juan Domingo Perón, Ministros e Secretários da Educação: As Bases Doutrinárias; 3) A tentativa de um sistema peronista de educação. Utilizamos como base documental os discursos de Juan Domingo Perón e das autoridades educativas, leis, decretos, portarias ministeriais, entre outros, que permitiram analisar todo o período 1945-1955. Apresentando assim, os aspectos mais importantes da política educacional do ensino primário. Reconhecendo a necessária abertura da pesquisa histórico educacional para novas temáticas, procuramos instalar com este trabalho um debate em torno da problemática educacional durante o governo peronista com a intenção de discutir os elementos de continuidade e ruptura que o regime peronista apresentou
Subject: Ensino de primeiro grau
Escolas públicas
Educação - História
Educação e Estado
Ideologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1996
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rodriguez_MargaritaVictoria_D.pdf28.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.