Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252236
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: O relacionamento medico-paciente : implicações educacionais
Author: Stela, Florindo
Advisor: Montezuma, Marconi Freire, 1925-1990
Abstract: Resumo: Pretende analisar as implicações educacionais contidas no relacionamento médico-paciente. Por ser esta uma área potencialmente significativa para a psicologia da educação. Como propósito foi estabelecido em primeiro lugar que o médico se torne mais preparado para ver o doente como pessoa. Numa abordagem holística superando a tradicional visão fragmentária; e em segundo lugar, que se evidenciem as possibilidades educativas inerentes a prática médica. O diagnóstico clínico e o tratamento - ambos efetuados de forma adequada - exigem que o médico considere o paciente em sua totalidade, ou seja, em sua unidade bio-psíquica e socialmente situado; e para isso, ele precisa estabelecer com o doente uma relação dialógica. Essa relação além de permitir o fluxo natural das informações por parte do paciente se constituirá numa oportunidade do médico propor mudanças de atitudes ao paciente e a si.

Abstract: Not informed.
Subject: Psicologia educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1983
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Stela_Florindo_M.pdf7.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.