Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252228
Type: TESE
Title: Transformação ou modernização? O projeto pedagogico de Jose Verissimo para o Brasil Republica
Author: Tullio, Guaraciaba Aparecida
Advisor: Sigrist, José Luiz, 1934-
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o pensamento de José Veríssimo Dias Mattos (1857-1916). Na análise da obra do autor buscamos compreender os pressupostos teórico-metodológicos que expressam e encaminham a luta de classes no contexto de ordenação da República no Brasil. Defensor de um país novo o seu pensamento se mostra conservador não só pela ideologia de progresso que postula mas, também, quando a reforça pela campanha de educação traduzida como instrumento de intervenção imediata e/ou pragmática na sociedade brasileira. Optando pela reflexão teórica, e não por uma postura pragmática, entendemos que a produção intelectual em tomo da educação, enquanto atividade humana não desvinculada da prática produtiva da vida, deve expressar a própria prática, ou seja, o processo histórico do trabalho. Ao manifestá-lo ausente no seu pensamento, a defesa da educação, na obra de José Veríssimo, leva à visão da sociedade ideal enquanto sociedade unida por um consenso moral marcado pela abnegação do indivíduo e pela sua imersão na coletividade ligada à idéia de pátria, de nação, de vontade de organização da riqueza nacional. Neste encaminhamento, seu projeto pedagógico é o oposto do marxismo clássico que, em seus fundamentos teóricos e como explicação do próprio homem, previa a completa liberação e auto-realização do indivíduo. Mundialmente, pelo desenvolvimento da base produtiva, o conteúdo da sociedade já apontava, à época posta para estudo, para uma questão muito mais complexa do que aquelas traduzidas por José Veríssimo. Apontava - e esta não é uma questão esgotada - para a necessidade da história como outra forma de existência dos homens
Subject: Verissimo, Jose, 1857-1916
Ideologia e educação
Educação - História
Educação - Filosofia
Brasil - Historiografia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1996
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Tullio_GuaraciabaAparecida_D.pdf18.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.