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Type: TESE
Title: Construção cognitiva e construção moral : um estudo piagetiano em crianças institucionalizadas
Author: Uemura, Emiko
Advisor: Castro, Amelia Domingues de, 1920-
Castro, Amelia Americano Domingues de
Abstract: Resumo: A luz da psicologia genética, o presente estudo teve como objetivo geral verificar a correspondência existente entre o nível de construção das estruturas lógicas e o nível de construção da moralidade no pensamento infantil. A partir da apresentação de tarefas de conservação de substância (contínua e descontinua) e narração de histórias, esta pesquisa foi desenvolvida com 65 crianças, de baixo nível sócio-econômico, cuja faixa etária variava de 6 a 11 anos. Essas crianças pertenciam a uma instituição de assistência social, da cidade de São Carlos, SP. Dentre elas, 24 passavam o dia na instituição e, no final do período, voltavam para casa; as outras 41 crianças eram institucionalizadas, propriamente. Identificados o período do desenvolvimento cognitivo (pré-operatório) e a fase da moralidade (heterônoma), constatou-se, qualitativamente, que as crianças mais novas e as mais velhas demonstraram desempenho semelhante nas tarefas do julgamento moral teórico, embora as mais velhas apresentassem algum progresso do ponto de vista cognitivo. Foi verificado, para a totalidade do grupo, um atraso nessas construções; verificou-se, também, uma relação estreita entre elas, correspondendo, assim, às expectativas formuladas pelo referencial teórico adotado

Abstract: Not informed.
Subject: Piaget, Jean, 1896-1980
Cognição nas crianças
Psicologia infantil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1989
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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