Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252114
Type: TESE
Title: Ciencia, tecnologia, e sociedade na optica docente : construção e validação de uma escala de atitudes
Title Alternative: Science, technology and society in the teacher view : construction and validation of an attitudes scale
Author: Cunha, Alexander Montero
Advisor: Silva, Dirceu da, 1957-
Silva, Dirceu da
Abstract: Resumo: Esta dissertação visa buscar subsídios para a introdução do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Ciências. Neste sentido, nosso trabalho se desenvolveu em duas etapas. A primeira está relacionada à construção e validação de uma escala do tipo Likert para a avaliação das atitudes frente às interações Ciência, Tecnologia e Sociedade. A segunda etapa envolveu a aplicação deste questionário em um grupo de 250 professores da educação básica para a análise do ideário presente sobre as relações CTS. A análise foi desenvolvida através de um método quantitativo de análise multivariada de dados: a análise fatorial. Nesta segunda etapa foi possível observar a presença de duas concepções distintas e contraditórias coexistindo no ideário docente: da influência social sobre a ciência e a tecnologia e do determinismo tecnológico. A percepção dessa coexistência de concepções distintas permite formular caminhos mais eficazes para a introdução do enfoque CTS tanto na formação inicial quanto na formação continuada de professores da educação básica

Abstract: This dissertation aims to contribute to the introduction of the Science, Technology and Society Studies (STS) in Science Teaching. In this way, our work was composed of two parts. The first was related with the construction and validation of a Likert's scale about the public attitudes before the Science, Technology and Society interactions. The second involved the application of this scale for a group of 250 basic education teachers. Afterwards, we analyzed the present ideas about the STS relations through a quantitative date analysis named factorial analysis. In the last step, we observed two distinct and contradictories conceptions coexisting in teacher ideas. The perception of this distinct conceptions allows the formulation of more efficient ways for the introduction of STS studies in the initial and continuated formation of basic education teachers
Subject: Ensino de ciências
Sociologia
Professores - Formação
Validação de métodos
Análise multivariada
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cunha_AlexanderMontero_M.pdf793.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.