Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252090
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Guilherme do Val Toledo Pradopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent297 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleFormação e alteridade : pesquisa na e com a escolapt_BR
dc.title.alternativeEducation and alterity : research in and with a schoolpt_BR
dc.contributor.authorChaluh, Laura Noemipt_BR
dc.contributor.advisorPrado, Guilherme do Val Toledo, 1965-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectPesquisa da Educaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho coletivopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subject.otherlanguageTeacher educationen
dc.subject.otherlanguageAlterityen
dc.subject.otherlanguageEducational researchen
dc.subject.otherlanguageCollective worken
dc.subject.otherlanguageElementary schoolen
dc.subject.otherlanguageNarrativeen
dc.description.abstractResumo: Este estudo traz minha experiência formativa enquanto pesquisadora ao optar por desenvolver uma pesquisa em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, ¿Escola Padre Francisco Silva¿, em Campinas - SP, no período de 2003-2005. Nesse percurso, participei de dois espaçostempos de reflexão coletiva, o Trabalho Docente Coletivo (TDC) e o Grupo de Reflexão sobre Letramento e Alfabetização (GA), grupos constituídos pelas professoras das primeiras séries iniciais e pela equipe de gestão. A presença na escola tinha como objetivo compreender como as professoras recriavam a política pública de formação, na tentativa de entender quais os sentidos que essa assumia nesses espaçostempos, como se constituíam esses grupos e quais as possibilidades de desenvolver um trabalho coletivo a partir deles. A sala de aula também foi um lugar privilegiado de vivência visto que colaborei com o trabalho pedagógico de duas professoras junto aos seus alunos e alunas. Ao entrar na escola e viver a escola, no encontro com os outros, fui mobilizada a refletir a respeito da minha própria formação e minha constituição enquanto pesquisadora. Nesse sentido, fui levada não só a me questionar sobre meu lugar enunciativo, sobre minha subjetividade no processo de construção da pesquisa, como também problematizar a simultaneidade de lugares (não-lugares) ocupados, atribuindo sentidos outros à presença de uma pesquisadora na escola. Este trabalho apresenta acontecimentos e encontros com as professoras e leva a marca do pensamento bakhtiniano ¿ principalmente os conceitos de alteridade e diálogo ¿ instâncias fundamentais tanto para o processo de formação das professoras como para o meu enquanto pesquisadora. A formação é compreendida, neste estudo, como uma relação de provoca-ação, na qual o outro se apresenta como desencadeador de diferentes e diversos processos formativos. A perspectiva de pesquisa construída a partir deste trabalho, ¿pesquisa na e com a escola¿, está sustentada por uma trilogia ¿ pesquisa-alteridade-formação ¿ que diz da potencialidade da pesquisa quando relacionada ao processo formativo: o encontro escola e universidade, o diálogo e a colaboração. Minha experiência como pesquisadora que, enquanto pesquisa, forma e se forma com as professoras, é apresentada em forma de narrativa, evidenciando a importância da recuperação das histórias coletivas construídas na escola e sabendo que, além dos sentidos produzidos neste trabalho, novas e outras histórias serão criadaspt
dc.description.abstractAbstract: This study shows my experience of development as a researcher when I decided to carry out an inquiry in a Municipal Elementary School, "Escola Padre Francisco Silva¿, in Campinas-SP, in the period 2003-2005. During this period, I attended two spacetimes of collective thinking, the Collective Teacher Workshop (TDC) and the Literacy and Initial Reading Instruction Reflection Group (GA), formed by teachers of the first initial series and the School Board. My presence in the school had the objective to understand how teachers recreated the public policy of education, trying to understand the different senses that it assumed in those spacetimes and also how those groups were formed and the different possibilities of developing a collective work. The classroom was also a privileged place of experience since I collaborated with the pedagogical work of two professors with their students. Upon entering and living the school, in the encounter with the others, I was moved to think about my own education and constitution as a researcher. In that sense, I was led to inquire about my enunciative place and my subjectivity in the process of the research construction as well as to question the simultaneity of occupied places (no-places), granting other meanings to the presence of a researcher at the school. This work presents meetings and encounters with the teachers and carries the mark of the bakhtinian thought ¿ mainly the concepts of alterity and dialogue ¿ fundamental instances for process of development for both teachers, and for me as a researcher. Education is understood, in this study, as a relation of provoke-action in which the other seems to untie different and diverse formative processes. The prospect research built from this job, "research in and with the school" is underpinned by three aspects ¿ research-alterity-formation ¿ that tells about the potentiality of research in relation with the educational process: the encounter schooluniversity, the dialogue and the collaboration. My experience as a researcher, who at the same time investigates, learns and is constituted together with the teachers, is shown in narrative form, making clear the importance of the recovery of collective stories built at the school, and knowing that other new stories will be produced beyond the senses produced in this worken
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationCHALUH, Laura Noemi. Formação e alteridade: pesquisa na e com a escola. 2008. 297 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252090>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino, Avaliação e Formação de Professorespt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGeraldi, João Wenderleypt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePerez, Carmen Lucia Vidalpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFiorentini, Dariopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGeraldi, Corinta Maria Grisoliapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePachane, Graziela Giustipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSmolka, Ana Luisa Bustamantept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameZan, Dirce Djanira Pacheco ept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSadalla, Ana Maria Falcão de Aragãopt_BR
dc.date.defense2008-03-14T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-10T20:14:40Z-
dc.date.accessioned2018-08-10T20:14:40Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-10T20:14:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Chaluh_LauraNoemi_D.pdf: 1744393 bytes, checksum: 9848f8b4c989e27149116cef2f0920d4 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252090-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Chaluh_LauraNoemi_D.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.